Cine Humberto Mauro exibe clássicos da história do cinema mundial

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 2 maio, 2012 17:09

Cine Humberto Mauro exibe clássicos da história do cinema mundial

Fundação Clóvis Salgado apresenta no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, nos próximos dias 4, 8 e 9 de maio, seis obras notáveis do cinema mundial: O Barco – inferno do mar”, de Wolfgang Petersen; Asas”de William A. Wellman; Tiros na Broadway” e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, ambos de Woody Allen; “Butch Cassidy”, de George Roy Hill; e “Ladrão de Casaca”, de Alfred Hitchcock. Diferentes entre si, as obras têm grande importância e refletem a amplitude da história do cinema. As sessões têm entrada gratuita, com retirada de senhas na bilheteria do cinema meia hora antes do início.

As exibições têm início com o épico filme “O Barco – inferno do mar”longa realizado por alemães, abordando a vida de soldados nazistas em um submarino durante a Segunda Guerra Mundial. O filme será exibido na sexta-feira, dia 4 de maio, às 17h.

Também na sexta-feira, dia 4, às 21h, será exibido “Asas”, do americano William A. Wellman. Primeira e única obra cinematográfica do período mudo a receber o Oscar de melhor filme, o longa aborda a relação entre os dois pilotos combatentes da Primeira Guerra Mundial, que se apaixonam pela mesma mulher. Primeiro longa da história do cinema a ser filmado com atores in loco – no espaço aéreo dos EUA -, o longa teve a experiência de Wellman como piloto como fator decisivo para a realização das filmagens.

Com 48 títulos em sua filmografia, Woody Allen é dono de uma vasta carreira, repleta de obras-primas, escândalos e particularidades, e terá duas de suas obras exibidas no Cine Humberto Mauro. Na terça-feira, dia 8, às 19h, será exibido “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, primeiro filme de Allen após sua primeira fase de comédias. Já Tiros na Broadway”, que será exibido às 17h da terça-feira, dia 8, tem o ator John Cusack no papel do personagem tradicional dos filmes do diretor: um escritor teatral frustrado, que vive crise criativa e é surpreendido por um gangster que passa a assumir a criação dos textos de sua peça.

Uma das mais simpáticas e celebradas releituras do western estreladas por Paul Newman e Robert Redford, “Butch Cassidy and the Sundance Kid” será exibido na quarta-feira, dia 9, às 17h. O filme mistura aventura, comédia e romance com leveza e desenvoltura, e se tornou um marco do cinema americano do final dos anos de 1960.

“Ladrão de Casaca, um dos mais charmosos suspenses de Alfred Hitchcock, tem Cary Grant e Grace Kelly no elenco e foi filmado no Sul da França, onde um famoso ex-ladrão de jóias é acusado de ser autor de uma série de roubos a hotéis. Na obra, Hitchcock equilibra sensualidade, humor e suspense com a maestria e elegância que lhe é peculiar. O filme será exibido também na quarta-feira, dia 9, às21h.

Programação 

04/05 – Sexta-feira

17h O Barco – inferno no mar, de Wolfgang Petersen | (14 anos) | 209´
21h Asas, de William A. Wellman | (14 anos) | 139´

08/05 – Terça-feira

17h Tiros na Broadway, de Woody Allen | (14 anos) | 98´
19h Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen | (14 anos) | 93´

09/05 – Quarta-feira

17h Butch Cassidy, de George Roy Hill | (12 anos) | 110´
21h Ladrão de Casaca, de Alfred Hitchcock | (14 anos) | 106´

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 2 maio, 2012 17:09


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel