SonarCinema apresenta seleção premiada

No Sónar São Paulo 2012, a Citröen assina o SonarCinema, que ocupa um espaço exclusivo dentro do ambiente do festival e apresenta filmes, documentários e peças audiovisuais onde quem aprecia filmes de qualidade poderá desfrutar de projeções durante todo o festival, nos dias 11 e 12 de maio, no Parque Anhembi.

Referência mundial em música avançada e new media art, o Sónar traz a São Paulo uma programação especial para compor o SonarCinema by Citröen, com títulos que se destacam pela originalidade e valor artístico como Finisterrae (a peculiar história de dois fantasmas em seu percurso até o fim do mundo), Dragonslayer (o dia-a-dia de um skatista californiano) e High On Hope (crônica das festas rave da Inglaterra do final dos anos 80 e início dos anos 90). A grade inclui ainda dois programas temáticos selecionados pelos festivais catalães In-Edit (dedicado a documentários musicais) e Screen From Barcelona (especializado em vídeo-arte) e pode ser conferida em SonarCinema.

Seis filmes premiados estão reunidos no SonarCinema by Citröen. Entre eles, o espanhol Finisterrae (Direção: Sergio Caballero), cujo roteiro narra a história de dois fantasmas que decidem realizar o Caminho de Santiago até o fim do mundo para iniciar uma nova etapa na Terra. Vencedor dos prêmios de melhor filme no Festival de Cinema de Rotterdam 2011, o Ars Independent International Film Festival em Katowice (Polônia) e o XIV Grand Prix de Festival de Cinema Independente “Deboshir Film – Pure Dreams” (Rússia), foi exibido em mais de 60 festivais internacionais.

Outro destaque é o High On Hope (Direção: Piers Sanderson). Vencedor em 2012 do festival Beefeater In-Edit, relata o desenvolvimento das “warehouse raves” inglesas do final dos anos 80 e início dos anos 90.  Foram 18 meses de filmagem, entre 1989 e 1991, época da explosão da cena acidhouse, em que se misturam política, UK hardcore, insônia, revolta, techno, anarquismo e anti-repressão.

Para quem gosta da discussão acerca da mudança no cenário criativo, PressPausePlay (Direção: David Dworsky, Victor Köhler) é obrigatório. O documentário,projetado em festivais South BySouthwest e Sundance, traz numerosas entrevistas com alguns dos criadores mais influentes da era digital, de Moby à Sean Parker, passando por Hot Chip e Bill Drummond.

Também serão apresentados o 8 Switches (Direção: Tim Wright), uma coletânea de oito vinhetas monocromáticas que abrem as portas de um mundo sinestésico com interações entre música e geometria; as peças Artenovelas, criadasa partir das obras dos artistas Phil Collins, Martín Sastre e Wendelien van Oldenborgh, exploramos vícios e virtudes da cultura pop; Dragonslayer, que faz um retrato íntimo da vida de Josh “Skreech” Sandoval, uma lenda do skate nascida nos estagnados subúrbios de Fullerton, na Califórnia; e também Steve Reich: Phase to Face, documentário de Eric Darmon e FranckMallet, centrado nas performances do músico minimalista Steve Reich na Europa entre 2007 e 2009.

Sobre o Sónar – O Sónar é o Festival Internacional de Música Avançada e Arte New Media criado em 1994, em Barcelona, por Sergio Caballero, Enric Palau e Ricard Robles. O evento ocorre anualmente na capital catalã e, desde 2002, em diversas outras cidades do mundo. O Sónar é hoje um dos mais consagrados festivais de música avançada do planeta. Pioneiro e único em seu formato e conteúdo, o Sónar se tornou uma referência mundial no âmbito da música avançada e da aplicação de novas tecnologias à criação artística. Combina de modo excepcional o entretenimento, a vanguarda e a experimentação, reunindo sempre em sua programação os grandes nomes da música atual com artistas internacionais emergentes e uma cuidadosa seleção de arte new media.

SERVIÇO

Sexta-feira 11 de Maio

19:30 Finisterrae (80′)
20:55 Tim Wright – 8 Switches (20′)

IN-EDIT apresenta:
21:15 High on Hope (72′)

SCREEN FROM BARCELONA apresenta:
22:30 Dragonslayer (74′)

Sábado 12 de Maio

15:30 Tim Wright – 8 Switches (20′)
16:00 PressPausePlay (80′)

IN-EDIT apresenta:

17:30 In-Edit introduction
18:00 Steve Reich: Phase to Face (52′)
19:00 High on Hope (72′)

SCREEN FROM BARCELONA apresenta:

20:15 Screen from Barcelona introduction
20:45 Artenovelas (86′)
22:15 Dragonslayer (74′)

Os ingressos para o Sónar São Paulo 2012 podem ser adquiridos no www.ingresso.com Mais informações: www.sonarsaopaulo.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *