A poesia da cultura popular no projeto “Violas e Repentes”

flyer-violas-e-repentesDifundir na metrópole de São Paulo a diversidade da arte do repente e da tradição oral: este é o conceito do projeto “Violas e Repentes” da Associação Raso da Catarina, que recebe no próximo dia 05 de maio, às 15h, os artistas e cancionistas Dedé Laurentino e Zé Cândido.

Conduzidas pelo mestre de cerimônias, o pesquisador cultural e jornalista Assis Ângelo, as apresentações que acontecem sempre no primeiro Sábado de cada mês, buscam contextualizar historicamente a origem e o surgimento desta arte popular. O público, além de ouvir as cantorias e histórias, participa propondo temas de improviso aos repentistas.

O projeto conta ainda, com os poetas e violeiros, como Manoel Soares, Erivaldo da Silva, Zé Milson Ferreira, Zé Francisco e Sebastião Cirilo. Destaque para Luzivan Matias, voz feminina que vem conquistando seu espaço entre os repentistas reconhecidos. Durante uma hora e meia, a plateia compartilha a experiência com a dupla de artistas e sua improvisação s com temas que permeiam o imagético cultural brasileiro, suas raízes e tradições.

Com entrada franca, “Viola e Repentes”, que tem apoio o MinC (Ministério da Cultura) e a Governo do Estado de São Paulo e é coordenado e produzido pela Associação Raso da Catarina, acontece no espaço Gam Yoga, que fica na Rua Fradique Coutinho, 1004, na Vila Madalena. Para mais informações, (11) 3537-9331 ou www.rasodacatarina.com.br.

SERVIÇO
Data: 05 de maio
Dedé Laurentino e Zé Cândido
Horário: 15h
Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 02 de junho
Luzivan Matias e Manoel Soares
Horário: 15h
Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 07 de julho
Erivaldo da Silva e Zé Milson Ferreira
Horário: 15h
Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 04 de agosto
Zé Francisco e Sebastião Cirilo
Horário: 15h
Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Local: GAM YOGA – Rua Fradique Coutinho, 1004 – Vila Madalena – São Paulo – SP.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *