Para maestro, Sul-americano de Bandas será um dos maiores eventos de Atibaia e do país na área da música

Atibaia está prestes a sediar um dos maiores eventos de sua história. É o que acredita o maestro Rogério Brito, coordenador do Projeto Música e Cidadania e um dos envolvidos na organização do Campeonato Sul-americano de Bandas de Marcha e Show, que começa na próxima sexta-feira, dia 27 de abril. Esta é a mesma opinião do presidente da WAMSB Brasil (entidade organizadora do evento), Paulo Charão. “É um grande acontecimento para a cidade e para todo o país. Acredito que a população ainda não tem ideia do tamanho do evento, pois é inédito. Daqui a alguns dias, veremos uma grande movimentação de pessoas e imprensa, muitas delas estrangeiras”, acredita. Para se ter uma ideia, a organização espera a participação de 600 pessoas estrangeiras, entre músicos e bailarinos. O campeonato é organizado pelo Instituto WAMSB Brasil, com apoio da Prefeitura de Atibaia.

“São mais de 1.900 músicos, além das pessoas ligadas às bandas que acompanham os grupos. As ruas principais e os comércios deverão, em breve, estar lotados”, disse o maestro Rogério Brito. “Se você for procurar um hotel hoje, vai perceber que as vagas estão limitadas”, comentou. Segundo ele, Atibaia faz parte da lista das poucas cidades que sediam eventos da WAMSB em “nível 1 AAAAA”, o mais alto, pela organização. “Isso é graças à FAMA – Fanfarra Municipal de Atibaia, que conseguiu importantes resultados em competições internacionais. Quando estivemos no Mundial realizado em Kerkrade, na Holanda, em 2009, a competição tinha esse mesmo nível. Na Alemanha, em 2010, o evento era de categoria “nível 1 AAA””, explicou. Em 2014, Atibaia irá sediar o Mundial de Bandas de Marcha e Show também no “nível 1 – AAAAA” e, com isso, a WAMSB espera um grande evento, como foi em 2009, na Holanda.

Durante o Sul-americano em Atibaia, estarão se apresentando grupos de quatro países – Brasil, Uruguai, Colômbia e Venezuela. A consagrada FAMA – Fanfarra Municipal de Atibaia não irá competir por já ter classificação para o Campeoanto Mundial, que acontece em 2014 também em Atibaia, mas vai abrilhantar o evento tocando em ocasiões especiais.

Haverá shows, apresentações de gala, competições e paradas. O estádio do Alvinópolis “Salvador Russani” (Praça Brasília, s/nº, – Alvinópolis) será o principal palco do evento e todas as apresentações são abertas ao público. Os ingressos devem ser trocados por  um quilo de alimento, no estádio e também no Centro de Informações Turísticas, na Alameda Lucas Nogueira Garcez (próximo ao McDonald”s).

Altemar Dutra Jr. e Ana Brasil

Os cantores Altemar Dutra Jr. e Ana Brasil estiveram no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, na quinta-feira, dia 19, para ensaiar com a orquestra (composta por músicos da Orquestra Sinfônica jovem e Big Band) formada especialmente para se apresentar na abertura do Campeonato Sul-Americano de Bandas de Marcha e Show.

A abertura será no dia 27 de abril, sexta-feira, às 20h, no Estádio Salvador Russani, no Alvinópolis. O show contará com participação de 500 jovens do projeto Música e Cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *