Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta na Igreja Metodista Central com repertório gospel

Coral Lírico de Minas Gerais, um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, se apresenta na Igreja Metodista Central (localizada à Rua Tupis, 50), nesta quinta-feira, dia 19 de abril, às 20h, dentro da programação da Série Concertos na Cidade. Sob regência do maestro Márcio Miranda Pontes, os coralistas apresentam obras que representam a raiz do repertório gospel. Em arranjos para coral misto e piano, as onze canções do programa serão apresentadas com o texto original, em inglês. O concerto contará com a participação do pianista Wagner Sander.

Márcio Miranda Pontes destaca o fato de que “as obras fazem parte da evolução da música popular norte-americana e são a fonte de inspiração para o blues, o jazz e o rock”.

Desde a estreia em março, a Série Concertos na Cidade já foi vista por mais de 700 pessoas. Ao longo de 2012, o projeto passará por igrejas e museus da capital mineira.

Coral Lírico de Minas Gerais

O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos do país a ter um repertório diverso que abrange grandes obras como óperas, oratórios barrocos e concertos corais sinfônicos. Já recebeu importantes prêmios e atuou ao lado das principais orquestras brasileiras: a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Atualmente, o Coral Lírico conta com a regência do maestro Márcio Miranda Pontes, especialista em Musicologia Histórica Brasileira pela UFMG e pesquisador da música colonial mineira, que realizou turnês pela Europa e pela América do Sul para divulgar a música brasileira. Recebeu, em 1996, Comenda do Mérito Artístico Rômulo Paes, da Câmara Municipal de Belo Horizonte e, em 1998, o Troféu Pró-Música na categoria Melhor Regente de Minas Gerais.

Maestro Márcio Miranda Pontes

Márcio Miranda Pontes iniciou seus estudos musicais ainda jovem com a pianista Nilza Cavalcanti. É Bacharel em Canto e Regência com especialização em Musicologia Histórica Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, em São Paulo.

Foi regente assistente de Carlos Alberto Pinto Fonseca no Coral Lírico de Minas Gerais e com ele dirigiu concertos com repertório lírico e sinfônico-coral, além de prepará-lo para a gravação do CD “Maracatu de Chico Rei” de Francisco Mignone. Como regente titular do Coral BDMG e da Orquestra de Câmara Lobo de Mesquita realizou turnês pela Europa e América do Sul divulgando a música brasileira.

Realizou intensa atividade cultural no Uni-BH / Fundac-BH onde foi Diretor Executivo do Festival de Inverno de Ouro Preto de 2000 a 2004, responsável pelos projetos filantrópicos das Instituições e pela gestão de conteúdo e captação de recursos para a TV Inconfidentes de Ouro Preto.

Recebeu, em 1996, Comenda do Mérito Artístico Rômulo Paes, da Câmara Municipal de Belo Horizonte e, em 1998, o Troféu Pró-Música na categoria Melhor Regente de Minas Gerais. Desde agosto de 2010, é regente do Coral Lírico de Minas Gerais.

Programa

– Glory, glory Halleluia (Arr. Catherine DeLanoy)
– Tell me the story of Jesus (Fanny Crosby – Arr. Mo Rector)
– Precious Lord, take my hand (Thomas Dorse – Arr. Mo Rector)
– O love that will not let me go (Albert Peace – Arr. Mo Rector)
– He looked beyond my fault (Londonderry Air – Arr. Mo Rector)
– Nothing but the blood (Robert Lowry – Arr. Mo Rector)
– Come travel with me (Schott Farthing)
– Sure on this shining night (James Agee – Arr. Samuel Barber)
– Praise His holy name (Keith Hampton)
– Choral reflection on Amazing Grace (Arr. Roges Ames)
– We’ll shout and give Him glory (Arr. Roges Ames)

SERVIÇO
Série de Concertos na Cidade com o Coral Lírico de Minas Gerais
Data: 19.04 – quinta-feira |
Horário: 20h
Local: Igreja Metodista Central
Endereço: Rua Tupis, 50, Centro
Duração: 1h
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Informações para o público: 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *