Emcantar lança novo álbum

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 8 abril, 2012 12:43

Emcantar lança novo álbum

Espetáculo de estreia do novo Álbum de Emcantar acontece em Uberlândia nos dias 13, 14 e 15 de abril, que se apresenta gratuitamente no Teatro Rondon Pacheco.

Após o sucesso de EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003) e do Kit PARANGOLÉ (2009), o grupo EMCANTAR lança neste ano o seu quarto álbum: ESCUTATÓRIA.

A partir do mês de abril, o grupo realizará uma turnê nos estados de Minas Gerais e São Paulo, em que apresentará o espetáculo cênico-musical ESCUTATÓRIA, e conduzirá oficinas de aplicação de sua tecnologia educacional.

O álbum ESCUTATÓRIA estará à venda nos espetáculos de lançamento, e na internet pelo site www.emcantar.org, a um custo médio de R$30,00.

O produto e o espetáculo são apresentados pelo Instituto Algar de Responsabilidade Social, com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e do Governo de Minas Gerais.

ESCUTATÓRIA – Álbum

Resultado das vivências e experiências do grupo, o ÁLBUM ESCUTATÓRIA é composto por 14 canções inéditas e um conto, chamado VAGAMENTO PENSALUME. Com formato diferenciado (18X18 cm), em tamanho similar à capa de um vinil EP – Extended Play, e cerca de 90 páginas ilustradas pelo artista plástico Hélio de Lima, o álbum proporciona também uma interação como leitor na seção “Oficina do Quinca”, que traz ensinamentos sobre a fabricação artesanal de um caleidoscópio e um catavento.

O repertório apresentado é totalmente inédito, composto pelos integrantes do EMCANTAR. As canções passam por temas como a valorização da coletividade, da cultura popular e da brincadeira (em “A Roda”, “Brincadeira” e “Cirandeiro”), da contemplação da natureza (em “Lua Rara” e “Pé-D’água”), da problemática ambiental (em “Terra Marimbondo”), da observação lúdica do mundo (em “Olho da Mina”, “Vagamento”, “Paisagens de Passagem” e “O Olho da Coruja”) e da criação artística numa perspectiva existencial (em “Versejar” e “Escultura”). O repertório conta também com temas instrumentais, caso de “Passeio de Trem”, “Caleidoscopia” e “Vento Alegre”.

O conto VAGAMENTO PENSALUME, de Marco Aurélio Querubim, abre o encarte do álbum e interage com as canções e o espetáculo. Trata-se de uma história contada por um menino que visita uma fazenda e que, estimulado pelo contato com os vagalumes, sonha uma aventura protagonizada por personagens lúdicos de um universo imaginário. Estes personagens – Vagamento, o vento Zéfiro e Cirandeiro – vivem uma saga que tem por objetivo recuperar a alegria e as cores do povo pálido de Vento Alegre, numa metáfora que nos leva a pensar na desumanização da sociedade contemporânea, e no poder de humanização característico da experiência artística.

ESCUTATÓRIA – Espetáculo

O espetáculo ESCUTATÓRIA tem o formato de um musical, em que as linguagens da música e do teatro se mesclam, estando as canções permeadas por cenas, coreografias, cenários, figurinos e textos.

Segundo Marco Aurélio Querubim, diretor e fundador do EMCANTAR, o espetáculo foi concebido a partir de um exercício coletivo de criatividade em que quem conta um conto aumenta um ponto na multiplicação das ideias para a construção de uma escultura de histórias.

“O espetáculo é um trabalho totalmente autoral resultante de um amadurecimento do grupo. É leve, dinâmico, inventivo e afetivo, feito por pessoas alegres, que convidam o público a perceber a grandeza no pequeno das coisas”, comenta.

Em cena, Querubim interpreta Cirandeiro, um personagem misterioso e excêntrico que perpassa todo o espetáculo conduzindo uma janela cheia de bugigangas, enfeites, brinquedos e instrumentos feitos de garrafas PET, latas de extrato, garrafas de vidro, guizos, etc. “Tudo isso é uma continuação iniciada com o espetáculo Parangolé, que trabalha com objetos reutilizáveis para a exploração do som e da imagem”, acrescenta.

O figurino do grupo foi construído por Deferson Melo (que também colabora na concepção do espetáculo) a partir do universo imaginário proporcionado pelo conto VAGAMENTO PENSALUME, e associado a impressões de obras e conceitos que marcaram a história da formação individual dos artistas do grupo EMCANTAR.

ESCUTATÓRIA – Tecnologia Educacional

Além de nomear os novos álbum e espetáculo do EMCANTAR, ESCUTATÓRIA é o nome da tecnologia educacional desenvolvida pelo grupo em sua trajetória de produção artística e em seus projetos de arte-educação com crianças, jovens e adultos realizados em 15 anos de atuação. A tecnologia educacional Escutatória é baseada no argumento de que todos os indivíduos possuem a arte dentro de si e, como no álbum, nela também o caleidoscópio é a metáfora epistemológica para o potencial criativo, que irradia em todo o processo de formação cultural perseguido pelo EMCANTAR.

O lançamento de ESCUTATÓRIA engloba também a publicação da Tecnologia Educacional no site do grupo (www.emcantar.org) estando, desta forma, disponível gratuitamente para download e aplicação em escolas, grupos de pessoas, comunidades e empresas.

Nas cidades de realização da turnê serão conduzidas oficinas de aplicação da tecnologia educacional Escutatória, tendo como público alvo educadores da rede pública de ensino fundamental.

SERVIÇO
EMCANTAR- Espetáculo ESCUTATÓRIA
Data: 13,14 e 15 de abril, às 20h e Matinê no dia 15 de abril às 16h.
Teatro Rondon Pacheco
Endereço: Rua Santos Dumont, 517 – Centro –  Uberlândia
Gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 8 abril, 2012 12:43


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!