Até onde a vista alcança estreia dia 11 de Abril no Teatro Coletivo

A vida dos peões do interior de São Paulo do jeito que ela realmente é: sem tinturas, sem romantismos exacerbados. Apenas serem humanos cercados de dramas verdadeiros e amores correspondidos. E também os não correspondidos. “ATÉ ONDE A VISTA ALCANÇA”, novo espetáculo da Cia. das Artes, conta a história de Jorge (Antonio Netto), um jovem matuto, tropeiro, fiel ao fazendeiro de café, Godêncio (Wagner Vaz), o mandante da morte do pai de sua noiva, a linda Negrinha (Michelle Gabriel). O texto é de Reinaldo Santiago e a direção de Jair Aguiar e o roteiro, cenários e figurinos de Marcio Tadeu.

“Até onde a Vista Alcança” é um espetáculo que relata as relações humanas no interior da São Paulo dos anos de 1930. Tem como pano de fundo, os laços familiares. O texto narra as histórias da família de Marcília Rosário, esposa do autor Reinaldo Santiago, trazendo ao palco a vida real dos peões do interior do Estado de São Paulo, homens que tinham uma profunda relação de fidelidade com os donos da fazenda, uma característica muito peculiar a estes personagens.

O diretor Jair Aguiar assistiu uma adaptação desse texto pela primeira vez em 1987 e pela profundidade do texto e a beleza da montagem, nunca mais a esqueceu. “Apesar de ser um homem inteiramente urbano, sempre que posso enceno trabalhos que remetem ao campo. Pesquisando novos textos, lembrei de Até onde vista alcança e não tive dúvidas”, explica Jair, que já realizou outra montagem que remetia à vida no campo, a peça Lugar Onde Peixe Para.

Em uma das reuniões de trabalho, Jair lembrou-se do avô de Antonio Netto, diretor da Cia das Artes. Famoso e respeitado no oeste paulista, o avô de Netto ganhou estima por ter chegado na região como peão e anos depois se transformou em proprietário de terras. A figura forte do avô serviu de inspiração para a construção do personagem Jorge, que, apesar de sua gostar de sua noiva, Negrinha, alimenta uma paixão arrebatadora por Guema (Camilla Flores).

“Até onde a vista alcança” é um espetáculo repleto de cantigas de época, além da veracidade de seus personagens, que embalam o espectador com histórias das tropas que cruzavam o Estado de São Paulo.

O autor Reinaldo Santiago

Ator, diretor e dramaturgo, Professor Pleno do Dep. de Artes Cênicas / UNICAMP Cursou a EAD (Escola Arte Dramática-ECA-USP) de 1972 a 1975 .Licenciatura em Artes Cênicas pelas Faculdades Mozarteum.  Fundou com  alguns colegas o Grupo  “O Pessoal do Victor  e o Grupo  Lux in Tenebris” . Um  dos fundadores do Departamento de Artes Cênicas DAC /  UNICAMP. Como ator participou de montagens como :” Victor ou as Crianças no Poder “  de Roger Vitrac, “Os Iks “  de Collin Turnbull, e ‘Na  Carrera do Divino’   de C.A. Soffredini , entre outros. Fundador e Diretor Artístico da CETA Cia Estável de Teatro de Piracicaba . onde dirigiu “Édipo Rei” de Sófocles , “Vera Cruz… Brasil Primeiros Tempos” de sua autoria ( vencedor do Mapa Cultural Paulista ) e “Beira Rio” ( bolsa Vitae de dramaturgia ). Júri em vários festivais e edições do Mapa Cultural Paulista, fez parte da Comissão de Avaliação da 17ª edição da lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.

SERVIÇO
Até onde a vista alcança
Teatro Coletivo
Endereço: Rua da Consolação, 1623 – Consolação – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2122-4001
Temporada: 11 de abril a 10 de maio de 2012
Horário: Quartas e quintas às 21h.
Gênero: Drama
Preço: R$ 40,00
Não recomendado para menores de 12 anos.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *