IMS-SP oferece curso sobre fotomontagem e colagem fotográfica na arte moderna no início século XX

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 3 abril, 2012 15:48

IMS-SP oferece curso sobre fotomontagem e colagem fotográfica na arte moderna no início século XX

A partir de 11 de abril (quarta-feira), o Instituto Moreira Salles de São Paulo oferece o curso “Por uma nova realidade: fotomontagem e colagem fotográfica na primeira metade do século XX” com Annateresa Fabris, historiadora e crítica de arte. O curso se realizará em cinco encontros semanais, sempre às quartas-feiras, das 20h às 22h, nos dias 11, 18, 25 de abril e 2 e 9 de maio. O valor do curso é de R$ 120 (R$ 60 meia)  e as matrículas poderão ser feitas no IMS-SP.

Nos encontros, Fabris abordará a história das técnicas de montagem desde os primórdios da fotografia, avançando para a fotomontagem moderna. Para acompanhar a transição, analisará aspectos políticos e culturais que permearam o desenvolvimento dessas técnicas em diferentes contextos, como o publicitário e o debate político e intelectual. Veja abaixo a programação do curso.

– 11/04 (quarta-feira), das 20h às 22h

A fotomontagem como instrumento político: o grupo dadaísta de Berlim

A fotomontagem moderna, fruto da reunião de diversos materiais em função de novas leis estéticas, surge na década de 1910, no âmbito do grupo dadaísta de Berlim. Raoul Hausmann, Hannah Höch e John Heartfield são os principais expoentes de uma utilização frequentemente política dessa nova modalidade de expressão visual.

– 18/04 (quarta-feira), das 20h às 22h

Do formalismo ao engajamento: a fotomontagem na União Soviética.

O exemplo do grupo dadaísta de Berlim será seguido por alguns artistas soviéticos – Gustav Klutsis, Aleksandr Ródtchenko e El Lissitzky –, aos quais a técnica oferece a possibilidade de responder à demanda de uma arte moderna de caráter icônico, sem abdicar das principais conquistas plásticas do construtivismo.

– 25/04 (quarta-feira), das 20h às 22h

O domínio do inconsciente: Max Ernst e Joan Miró.

André Breton detecta nas colagens fotográficas de Max Ernst a presença de uma “faculdade maravilhosa”, gerada pela aproximação de duas realidades distantes, que não excluem a experiência comum.  Dela deriva uma sensação de estranhamento na memória do espectador, privado de seu sistema de referências costumeiras.

– 02/05 (quarta-feira), das 20h às 22h

Fotomontagem e colagem fotográfica na América Latina: Jorge de Lima e Antonio Berni

Além de Ernst, as possibilidades da “faculdade maravilhosa” pontuam experiências levadas a cabo por Jorge de Lima e Antonio Berni, dentre outros.

– 09/05 (quarta-feira), das 20h às 22h

Uma visão crítica do “modo de vida americano”: Josep Renau

O uso surrealista da fotomontagem, amplamente utilizado na publicidade, não faz esmorecer as possibilidades de um uso político da técnica. É o que demonstra a série The American Way of Life, realizada por Josep Renau entre 1949 e 1976. Nela, o artista valenciano, que é um admirador confesso de Heartfield, antecipa (e acompanha) vários aspectos da Pop Art em sua denúncia dos aspectos hipócritas e autocomplacentes de um modo de vida que estava se alastrando pelo mundo todo.

SERVIÇO
Curso sobre fotomontagem e colagem fotográfica na arte moderna no início século XX
Instituto Moreira Salles – São Paulo
Endereço: Rua Piauí, 844, Higienópolis
Tel.: (11) 3825-2560
www.ims.com.br
http://twitter.com/imoreirasalles
www.blogdoims.com.br

Valor: R$ 120. Estudantes com carteirinha pagam meia, R$ 60
Carga horária total: 10 horas.
Inscrições no IMS-SP

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

 

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 3 abril, 2012 15:48


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