A Poesia da Cultura Popular no Projeto “Violas e Repentes”

Difundir na metrópole de São Paulo a diversidade da arte do repente e da tradição oral: este é o conceito do projeto “Violas e Repentes” da Associação Raso da Catarina, que recebe no próximo dia 07 de Abril (Sábado), às 15h, os artistas e cancionistas Titico Caetano e Vicente Reinaldo.

Conduzidas pelo mestre de cerimônias, o pesquisador cultural e jornalista Assis Ângelo, as apresentações que acontecem sempre no primeiro Sábado de cada mês, buscam contextualizar historicamente a origem e o surgimento desta arte popular. O público, além de ouvir as cantorias e histórias, participa propondo temas de improviso aos repentistas.

O projeto conta ainda, com os poetas e violeiros, como Dedé Laurentino, Zé Cândido, Manoel Soares, Erivaldo da Silva, Zé Milson Ferreira, Zé Francisco e Sebastião Cirilo.  Destaque para Luzivan Matias, voz feminina que vem conquistando seu espaço entre os repentistas reconhecidos. Durante uma hora e meia, a plateia compartilha a experiência com a dupla de artistas e sua improvisação s com temas que permeiam o imagético cultural brasileiro, suas raízes e tradições.

A ARTE DO REPENTE

O termo Repentista refere-se em geral a um poeta popular, um improvisador que, a partir de um mote (tema), debita espontaneamente um poema em forma de repente, cantado dentro de uma estrutura métrica às vezes rigorosa.

Os poetas repentistas inserem-se na tradição da literatura oral e da literatura de cordel, representando uma determinada região.

O repentista de viola do interior do Nordeste Brasileiro faz a chamada “Cantoria”, na qual desfila versos improvisados em inúmeras modalidades: quadras, sextilhas, décimas, oitavas, martelos, galopes, entre outras.

REPENTISMO, por Assis Ângelo (jornalista e pesquisador de cultura popular brasileira)

Esta palavra nem existe nos dicionários de língua portuguesa. E nem noutros.

Existe a palavra cordel, definida pela primeira vez, de forma pejorativa, no Dicionário Caldas Aulete, editado na segunda metade do século 19 em Portugal, depois no Brasil.

Os repentistas, como tal mais ou menos conhecemos, são artistas populares originários da Idade Média. Surgiram no sudeste da Europa, como trovadores.

A arte do Repentismo, da improvisação, ao som de violas, ganhou força e qualidade no Nordeste brasileiro nos fins do século passado, trazida pelos desbravadores portugueses. Em nenhum lugar do mundo se cultiva essa arte, só no Brasil.

Os grandes nomes dessa arte hoje são representados por Oliveira de Panelas, Ivanildo Vila Nova, Rogério Menezes, Edmilson Ferreira, Antonio Lisboa, Hipólito Moura, Raulino Silva, João Santana, Chico de Assis, Luciano Leonel, Raimundo Caetano, Zé Cardoso, Zé Viola, Jonas Bezerra, Moacir Laurentino, João Lourenço, Geraldo Amâncio, Lourinaldo Vitorino, Valdir Teles, Sebastião da Silva.

Assis Ângelo é jornalista, radialista, escritor e grande pesquisador das Culturas Populares.

SOBRE O RASO DA CATARINA

A Associação Raso da Catarina foi fundada em setembro de 2006. É uma organização jurídica privada de interesse público, voltada à pesquisa e à divulgação das manifestações artísticas e culturais junto à sociedade civil. Tem como missão a formação de público, a difusão cultural e a ocupação de espaços públicos. Atua principalmente nas áreas de circo, teatro, culturas populares, música e hip-hop.

Atualmente participa da gestão coletiva do Teatro da Vila, promove o projeto Sarau do Charles 15 anos e o Projeto Violas e Repentes, todos no bairro da Vila Madalena; implementou em 2010 na Comunidade do Moinho o Ponto de Cultura “A Vida é o Moinho”, na Barra Funda; promove o projeto Circo para Todos II na Escola Estadual Professor Mauro de Oliveira no bairro Vila Anglo. Mais em http://www.rasodacatarina.com.br/

SERVIÇO
Data: 07 de abril
Titico Caetano e Vicente Reinaldo
Horário: 15h
Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 05 de maio
Dedé Laurentino e Zé Cândido
Horário: 15h
Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 02 de junho
Luzivan Matias e Manoel Soares
Horário: 15h
Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 07 de julho
Erivaldo da Silva e Zé Milson Ferreira
Horário: 15h
Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 04 de agosto
Zé Francisco e Sebastião Cirilo
Horário: 15h
Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Local: GAM YOGA
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1004 – Vila Madalena – São Paulo – SP.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *