Peça espanhola abre o Festival de Curitiba

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 29 março, 2012 11:05

Peça espanhola abre o Festival de Curitiba

A premiada peça espanhola Los Pájaros Muertos abriu a 21ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, na noite de quarta-feira, no Largo da Ordem. O espetáculo trouxe uma proposta ambiciosa: com música, dança e teatro, conta a história de um dos maiores artistas do século 20, Pablo Picasso, em meio a um século movimentado na Espanha (franquismo, guerras, produção intelectual).

Picasso viveu 92 anos. O diretor e coreógrafo da peça, Marcos Morau, resumiu toda essa riqueza cultural em um espetáculo de 50 minutos. “Essa é a graça da arte: dá para sintetizar tudo”, diz ele. “É um bombardeio de ideias. E aí acaba.”

O bombardeio proposto por Morau é deliberadamente exagerado. “Fomos muito atrevidos”, diz. Tanya Beyeler, atriz e assistente de direção, antecipa que histrionismo e hiper-realismo permeiam toda a apresentação. “É quase caricato. A força das imagens foi o modelo encontrado pela produção para retratar a grandeza do pintor”.

O nome do espetáculo, Los Pájaros Muertos (os pássaros mortos), é uma alegoria à longevidade do pintor, que ao longo da vida viu muitos de seus amigos partirem. O espetáculo foi premiado no maior evento de teatro de rua da Espanha, o Festival de Carrega, em San Miguel.

O que a produção espanhola espera do público curitibano? “Todo dia eu me pergunto: o que eles vão achar disso tudo?”, confessa o diretor. “Trouxemos a figura de Picasso…” O resto fica por conta da plateia.

Acompanha a programação do festival pelo site: http://festivaldecuritiba.com.br/busca

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 29 março, 2012 11:05


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!