Migration art Expo 2012 chega a Búzios (RJ)

Após eminente sucesso em Salvador (BA), a exposição Migration Art Expo 2012, Uma jornada artística infinita, que recebeu na capital baiana cerca de 5 mil visitantes, segue itinerante para a cidade de Búzios (RJ) com novos artistas e obras exclusivas. A exibição vai ocorrer entre os dias 31 de março e 27 de abril de 2012, na Galeria e Atelier Flory Menezes, sob a supervisão e produção local da artista plástica e arqueóloga de nome homônimo ao da Galeria. A abertura da Migration 2012 terá início neste sábado, 31/3, às 20h.

Em Búzios a exposição contará com a exibição das obras dos artistas que atuam desde Nova York (EUA), local onde ocorreu a primeira mostra, mas também com os trabalhos dos que se interessaram em participar do projeto após a realização na Bahia, como afirma Alcinda Saphira, curadora, artista plástica e uma das idealizadoras do Migration: “Para o evento em Búzios entramos em contato com artistas de nosso conhecimento, mas também fomos procurados por tantos outros para se integrarem ao Migration. Além de os trabalhos dos integrantes da equipe idealizadora e fundadora do projeto, eu, Antônio Oliveira e René Nascimento, contaremos também com as obras de Bie, Carlos Falchi, Fernanda Guimarães, Flory Menezes, Gustavo Braga, Isac Balbino, Júnia Flávia D’Affonseca, Margarete Costa, Marta Spagnol, Michele Bruniera, Rego Monteiro, Luiz Sternick, Megg Hai e Silvana Annes”, diz Saphira.

Em relação à obras, novos conceitos serão possíveis de apreciação, tanto por parte dos próprios artistas, quanto do público que se espera para a mostra. A inserção de novos artistas no programa possibilita a novidade, agregando valor ao que já está consolidado. De acordo com artista plástico e poeta, Antônio de Oliveira, o que pode diferenciar um projeto do outro, obviamente, é o olhar e a bagagem cultural dos novos artistas e frente à mudança de local, cada espaço e região possui característica própria, ambas razões causam assim um novo impacto, não só visual mas também social e artístico: “Sabemos que de um lugar para o outro viveremos experiências diferentes, afinal, os novos artistas trazem novos conceitos, com individual visão de mundo e dons diferenciados, e cada lugar, é claro, possui característica própria”, por essa razão Oliveira não tem ideia formada do que esperar do Migration Búzios, mas acredita que será, como em Salvador, uma verdadeira caixinha de surpresas. O que não muda é o conceito e o objetivo desse projeto e sonho já realizado, o de “promover o intercâmbio, compartilhar talentos e oportunidades em museus, espaços públicos e galerias privadas, conectando diversas vertentes artísticas e divulgando a cultura brasileira em outros grupos étnicos, refletindo assim a própria humanização da arte”.

Após Búzios a Migration Art Expo 2012 seguirá para as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, e já na Capital mineira terá a participação de artistas estrangeiros, evidenciando seu alcance.

Migration – a Exposição intitulada “Migração”, teve início na cidade Nova York em 2011, sob iniciativa dos artistas, Alcinda Saphira, Antônio Oliveira e René Nascimento, brasileiros radicados nos Estados Unidos. A Exposição que teve por criadouro A Semana do Imigrante, realização da New York Public Library, foi um sucesso e conquistou os públicos brasileiro e americano. O projeto foi tão bem-sucedido que seus idealizadores resolveram levá-lo ao Brasil, com a intenção maior de mostrar ao brasileiro um pouco da vida e do trabalho dos artistas compatriotas que vivem no nos EUA, mas também dar a oportunidade aos artistas brasileiros de interagirem por meio da mostra nacional. O projeto passará por diversas capitais e o encerramento se dará por meio de uma exposição final, a ser realizada no mês de novembro de 2012, na sede da Organização das Nações Unidas – ONU, em Nova York. Este projeto é uma produção executiva de Alcinda Saphira, Antônio Oliveira, Gustavo Braga, Louis Ventura e René Nascimento. Este projeto conta com o apoio do BRAZILIAN ENDOWMENT FOR THE ARTS – BEA (NYC), FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATOS, SCIACCO STUDIO, UNIRIO, GALERIA & ATELIÊ FLORY MENEZES E PONTEIO LAR SHOPPING.

Acesse o site do Migration Art Expo 2012, e fique por dentro de todas as informações: www.migrationartexpo.com

SERVIÇO
MIGRATION ART EXPO 2012 – BÚZIOS (RJ)
Data: De 31/3 a 27/4.
Local: Galeria Atelier Flory Menezes
Endereço: Rua das Pedras, 168 – LJ 8.
Telefone: (22) 26230264 ou 99947831 – E-mail: florymenezes@yahoo.com.br /http://galeria-atelierflorymenezes.blogspot.com
Atendimento: Horário Comercial.
Contato p/ informações: www.migrationartexpo.com (Expo); Telefone: 1 (914) 216-9803, fale com Alcinda Saphira; E-mail: migrationartexpo@gmail.com
Produção Búzios: Flory Menezes. 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *