Exposição sobre Candido Portinari chega a Pontal

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari e Prefeitura de Pontal, realiza a partir de 30 de março (sexta-feira) uma exposição sobre o pintor Candido Portinari. Com abertura marcada para as 15h, a mostra pode ser vista gratuitamente na Diretoria de Cultura e Turismo (Casa da Cultura).

“Portinari: Mãos de Pintor, Coração de Poeta”, produzida pelo Museu Casa de Portinari, percorre a vida literária do artista por meio de textos, iconografias e painéis. A exposição permite ao público, de forma dinâmica e lúdica, maior conhecimento, entendimento e compreensão do trabalho de Portinari. Ao todo, são 14 painéis compostos por ficha técnica, apresentação e poemas, além de material cenográfico.

Na mostra, o público terá a oportunidade de conferir o “Poema para Candido Portinari”, de Vinicius de Moraes, e “Portinari Poeta”, de Manoel Bandeira, ambos produzidos especialmente para o artista brodosquiano. Também compõe o cenário da exposição, elementos reais como um ninho de passarinho, cesto com mangas e pião, mala, sacas de café, flores, foto da família, sanfona, varal e luzes.

A mostra pode ser vista até 3 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A Diretoria de Cultura e Turismo está localizada no prédio da Casa da Cultura, que fica na rua Manoel Vasconcelos Martins, n° 68, Centro.

A exposição faz parte das ações itinerantes do SISEM-SP que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br

ACAM Portinari

A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três museus no interior de São Paulo pertencentes ao governo do Estado. Além da Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições
museológicas em Tupã e Campos do Jordão. Para saber mais, acesse www.acamportinari.org

SERVIÇO
Exposição “Portinari: Mãos de Pintor, Coração de Poeta”
Abertura: 30/3, às 15h
Período: de 30/3 a 3/5/2012
Local: Diretoria de Cultura e Turismo – Casa da Cultura
Endereço: Rua Manoel Vasconcelos Martins, n° 68, Centro – Pontal/SP
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Informações: (16) 3953-3907
Entrada: gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *