Evento Contando as Margens – Rios de São Paulo, composto por três exposições simultâneas

A Luste Cultural apresenta o Evento Contando as Margens – Rios de São Paulo, composto por três exposições simultâneas de fotografias de Thomas Kremer, com imagens dos três rios que cortam a cidade: Tietê, Pinheiros e Tamanduateí. A ação tem patrocínio da Ambev, por meio do Movimento Cyan.

Essas mostras abordam temas como a importância desses cursos d’água na história do crescimento da metrópole, o processo de urbanização em seus arredores e a poluição causada pela ação humana, e produzem ainda reflexões no que se refere à conscientização e busca de soluções por um desenvolvimento mais saudável de São Paulo.

A data escolhida para o início do evento não poderia ser mais apropriada: 22 de março, decretado Dia Mundial da Água pela ONU em 1992, voltado a discussões a respeito desse bem natural essencial à vida.

Além das imagens registradas por Thomas Kremer, exibidas em formato de totem, Contando as Margens – Rios de São Paulo traz ainda textos do escritor Xavier Bartaburu referentes ao tema.

As exposições, com 16 imagens cada, circularão por estações do metrô. A mostra com imagens do Rio Tietê ficam de 22 de março a 03 de abril na estação Santa Cecília, seguindo para a estação Luz no dia 04. As imagens do Rio Pinheiros ficam de 22 de março a 03 de abril na estação Santo Amaro, seguindo para a estação República no dia 04 de abril. As imagens do Rio Tamanduateí ficam expostas de 22 de março a 03 de abril na estação Sé, seguindo no dia 04 para a estação Clínicas.

[nggallery id=1082]

Thomas Kremer

Nasceu em São Paulo em 1969, filho de imigrantes alemães. Tomou contato com a fotografia ainda jovem e esse seu passa-tempo juvenil tornou-se a grande inspiração de sua vida. Morou na Alemanha nos anos 80, quando teve a oportunidade de trabalhar com Peter Knaup, Hans Hansen e Axel Gnad, grandes nomes da fotografia europeia. Em 1991, Thomas decide retornar ao Brasil, onde abriu seu próprio estúdio. Trabalhou tanto no mercado editorial, com publicações de renome, quanto no mercado publicitário, para empresas conceituadas. Já expôs, coletiva e individualmente, no Brasil e no exterior.

Xavier Bartaburu

Jornalista especializado em meio ambiente, viagens na natureza e cultura popular brasileira. Já percorreu o Brasil todo e visitou mais de trinta países realizando reportagens e escrevendo para livros, revistas e sites de internet. Tem oito livros publicados.

Luste Cultural

A Luste Cultural iniciou seus trabalhos em 2011 com a exposição de fotografia itinerante “Miro – Artesão da Luz” em estações de metrô de São Paulo, onde mais de 25 milhões de passantes nos três meses da exposição puderam ver e apreciar do artista. Realizou em janeiro de 2012 a exposição Trajetória sobre os 30 anos de trabalho de Paulo von Poser, contribuindo assim para fomento e visibilidade do multiartista, bem como para a preservação da memória e a formação de público para as artes em geral no Brasil. Em fevereiro, a Luste fez a exposição Ui!, sobre a carreira de Regina Guerreiro.

SERVIÇO
Evento: Contando as Margens – Rios de São Paulo
Realização: Luste Cultural
Período: 22 de março a 22 de junho de 2012
Local:
Primeira etapa: 22 de março à 03 de Abril – estações de metrô Santa Cecília, Santo Amaro e Sé
Segunda etapa: 04 de abril – estações de metrô Luz, República e Clínicas
Horário: horário de funcionamento da estação
Patrocínio: Ambev – Movimento Cyan

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *