Filme sobre Médicos Sem Fronteiras será exibido no SESC Ribeirão Preto, nesta quinta-feira

O filme “MSF: (Un)Limited”, sobre a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), será exibido no auditório do SESC Ribeirão Preto nesta quinta-feira (dia 22 de março). O filme traz reflexões de profissionais que trabalharam em situações como o terremoto que destruiu o Haiti em 2010; o genocídio de Ruanda, quando mais de um milhão de pessoas foram assassinadas e a fome na Etiópia nos anos 80, entre outras. Eles falam dos dilemas que a organização enfrenta para levar cuidados médicos às vítimas desses contextos.

Em um dos trechos mais emocionante o médico Ronny Zachariah, que estava em Ruanda na época do massacre, lembra dos colegas de trabalho que morreram durante um ataque às dependência de Médicos Sem Fronteiras. Os profissionais de MSF foram removidos à força. Suas identidades foram cuidadosamente examinadas, para verificar a etnia. Os tutsis foram colocados de um lado, os hutus foram colocados do outro lado. Então, a milícia deu aos profissionais de MSF que eram hutus armas e facões para que matassem os colegas tutsis. Os que se recusaram foram golpeados até morrer, da forma mais cruel possível. Perdemos 50 profissionais”, conta.

Médicos Sem Fronteiras acaba de completar 40 anos de existência e hoje conta com mais de 26 mil profissionais que trabalham em mais de 65 países. A organização leva ajuda médico-humanitária para vítimas de catástrofes naturais, fome, conflitos armados, epidemias e pessoas excluídas do acesso à saúde.

Depois do filme, haverá um bate-papo com a pediatra paulista Rachel Soeiro, que já esteve no Níger, e com psicóloga Ana Cecília Moraes, que trabalhou no Haiti, República Democrática do Congo e Quênia e hoje atua no recrutamento de novos profissionais.

O filme faz parte das atividades realizadas para marcar os 40 anos de Médicos Sem Fronteiras. Já foi exibido no Rio de Janeiro, em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Depois de Ribeirão Preto, será exibido em Brasília e Curitiba.

SERVIÇO
Evento: Exibição do filme “MSF: (Un)Limited”, seguida de um bate-papo com profissionais da organização

Local: Auditório SESC Ribeirão Preto

Endereço: Rua Tibiriçá, 50- Centro

Data/Hora: 22 de março, às 19h30

Entrada: Grátis. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão.

 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *