Projeto Ensaios Ignorantes idealizado por Juliana Jardim no SESC Interlagos

Partindo do livro O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual, de Jacques Rancière, o projeto Ensaios Ignorantes debruça-se sobre os temas: aprender, ensinar, encenar, publicar, traduzir, emancipar, embrutecer, ler, receber, dar, repousar e derivar. Idealizado pela professora e atriz Juliana Jardim, reúne pessoas de diferentes campos de ação e tem como convidado o filósofo espanhol Jorge Larrosa. Juntos, realizam 4 encontros para leituras de textos variados e experiências com linguagens distintas (teatrais, musicais e até mesmo gastronômicas) em lugares diversos da unidade do SESC Interlagos.

 

Dia 28. Quarta, às 14h30
Ensaio: solidão
Com proposta temática de Jorge Larrosa sobre “aprender na solidão”, nascida de sua proximidade com o livro O mestre ignorante, o Ensaio: solidão tem leituras de diferentes textos literários e filosóficos, lidos entre as línguas Espanhol e Português, misturadas a imagens em vídeo e alterações de iluminação e som. Curadoria e leituras: Jorge Larrosa e Juliana Jardim. Propostas de textos: Jorge Larrosa e equipe dos ENSAIOS IGNORANTES. Dança em vídeo: Eduardo Fukushima (como superar o grande cansaço?) Local: Teatro. 300 lugares. Duração prevista: 1h10.

 

Dia 29. Quinta, às 14h30
Ensaio da experiência
Jorge Larrosa conversará sobre o tema “Ensaiar-se na vida”, seguido de leitura coletiva em voz alta, entre equipe e público, do ensaio Da experiência, de Michel de Montaigne. Escreveu seus três volumes de Ensaios para si. Em sua carta ao leitor, no primeiro volume, lemos: “só escrevi para mim mesmo”, “sou eu mesmo a matéria desse livro”, “dediquei-o ao uso particular de meus parentes e amigos, a fim de que, tendo-me perdido (o que em breve terão de fazer), possam aqui encontrar alguns traços de minhas atitudes e humores, e que assim nutram, mais completo e mais vivo, o conhecimento que têm de mim”. Atingiu um público jamais esperado em sua época, talvez porque, como diz Erich Auerbach, tenha sido quem escreveu “o primeiro livro da autoconsciência leiga”. Foi o primeiro leigo a formar uma comunidade de leigos leitores, mesmo que só escrevesse para si mesmo, ou talvez justamente por isso. Junto com nossa leitura, poderemos comer e passear. A leitura coletiva é o eixo principal do encontro. Quem quiser ler deve tomar a palavra. O leitor que tomar a palavra não deve parar de ler, até que um outro leitor a tome. Todos podem sair do espaço e entrar quando quiserem. Convidados: Jorge Larrosa e Celso Frateschi.  Local: Viveiro de Plantas. 70 lugares. Duração prevista: 4h.

 

Dias 30 e 31. Sexta e sábado, às 14h30
Ensaios para adultos de uma Opereta ignorante para crianças
A atriz Magali Biff é convidada da equipe para co-dirigir dois ensaios (destinados a adultos) de uma Opereta ignorante para crianças, com a equipe e a parceria do público. Ensaiaremos trechos de uma opereta que tem material cênico e musical concebido a partir dos temas nascidos de nossos gestos de aproximação do livro O mestre ignorante realizados até agora em diálogo com outros textos e temas. Quase tudo será lido por todos. O convite para lidar com a oposição opereta X ignorância será exposto ao público. Ópera é sinônimo de obra, finalização, acabamento, escolha. Ensaiar e ignorar são verbos que nos falam sobre não saber, inacabamento, não-escolha. A oposição é fundante nesses dois dias de ENSAIOS IGNORANTES. Convidados: Magali Biff e Júlio Barga. Música Murmullo: Fernando Bárcena. Local: Aldeia Lúdica. 70 lugares. Duração prevista: 2h30.

 

SERVIÇO
ENSAIOS IGNORANTES

Dias 28, 29, 30 e 31 de março, quarta a sábado, às 14h30.

SESC Interlagos

Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial.
Informações: 5662-9500 | 0800118220 | www.sescsp.org.br
twitter.com/sescinterlagos

 

Ingressos

Atividade gratuita para quem fizer o cadastro pelos telefones:
5662-9535 ou 5662-9536, de quarta a domingo, das 9h às 17h.
ou através dos e-mails
odair@interlagos.sescsp.org.br
sophia@interlagos.sescsp.org.br
Vagas limitadas.
– Estacionamento: R$ 7,00. Capacidade de 500 veículos.

 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *