Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta na Paróquia de São José, no centro de Belo Horizonte

Coral Lírico de Minas Gerais, um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, dá continuidade às apresentações dentro da Série de Concertos na Cidade, em apresentação no próximo domingo, dia 25 de março, na Paróquia de São José (Rua Tupis, 164, esquina com Av. Afonso Pena), no centro de Belo Horizonte. O concerto tem início às 20h, com uma hora de duração, e a entrada é gratuita.

 

Após o sucesso da estreia da Série, no último dia 11, com público aproximado de 400 pessoas, nesta edição serão apresentadas duas conhecidas obras do compositor italiano Antonio Vivaldi: a Sinfonia “Al Santo Sepolcro” e o “Glória”.

 

Expressa numa linguagem harmônica, a sinfonia Al Santo Sepolcro está dentro do que era conhecido como “música e paixão” no Barroco, com uma linguagem altamente cromática reservada para representar a dor e o sofrimento de Cristo. Embora seja uma obra curta, a Sinfonia é uma das mais conhecidas do compositor e representa Vivaldi na sua mais intensa e dramática expressão. Já o Glóriaé dividido em doze movimentos, e inclui um coro, solos de dois sopranos e um contralto, cordas, trompete, oboé e baixo contínuo. A obra é iniciada com um enérgico coro de abertura, passa na outra extremidade do espectro emocional com o solo de soprano “Domine Deus, Agnus Dei” e conclui novamente com energia do “Cum Sancto Spiritu”. A música é considerada um triunfo da economia musical, distanciando-se das complicadas óperas de Vivaldi, apesar de refletir sua alma musical.

 

Sobre Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 – Viena, 1741)

 

Seu repertório inclui mais de 500 concertos e 45 óperas, além de mais de 50 obras sacras, que podem ser divididas em trabalhos com texto de função litúrgica precisa, como o “Gloria“, e alguns trabalhos com função litúrgica não definida, como o salmo “Beatus Vir”.

 

Coral Lírico de Minas Gerais

 

O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado e seu repertório abrange grandes obras corais, desde a renascença até o moderno, de motetos a óperas, de oratórios barrocos a concertos corais sinfônicos. Um dos raros grupos com essas características no País, o Coral Lírico já recebeu importantes prêmios e convites para atuar ao lado das principais orquestras brasileiras, dentre elas, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

 

O grupo possui um CD gravado com o Oficio de Trevas, do compositor colonial mineiro José Maria Xavier. Em sua trajetória, o Coral Lírico teve como regentes os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu Miranda Gomes, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho e Silvio Viegas, dentre outros. Atualmente, o Coral Lírico é regido pelo maestro Márcio Miranda Pontes.

 

Além da Série de Concertos na Cidade, em 2012 o Coral Lírico dá início a novos projetos, como a Série Concertos no Parque, que estreia no dia 31 de março no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

 

SERVIÇO
Série de Concertos na Cidade com o Coral Lírico de Minas Gerais

Data: 25.03 – domingo | Horário: 20h

Local: Paróquia de São José

Endereço: Rua Tupis, 164, esquina com Av. Afonso Pena

Duração: 1h

Classificação etária: Livre

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400

 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *