Paço das Artes promove atividades especiais com foco na arte contemporânea

Atlanta Art Now, Ciclo de portfólios da Casa Tomada e Processos Públicos abrem espaço para diálogos sobre os rumos da arte contemporânea. Os encontros acontecem nos dias 20, 24 e 29 de março e são gratuitos

 

O mês de março está repleto de atividades que visam discutir a arte contemporânea sob diversas óticas no Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Seguindo a linha curatorial programada para 2012, ligada às questões e práticas da mobilidade, da rede e de conexões, a instituição promove os eventos Ciclo de portfólios da Casa Tomada, Atlanta Art Now e o projeto Processos Públicos.

 

No dia 20, às 19h30, acontece a apresentação da publicação internacional Noplaceness: Art in a Post-Urban Landscape, edição bienal da série Atlanta Art Now, que também contará com mesa redonda. Priscila Arantes, diretora técnica da instituição, o autor Cinque Hicks e o editor Louis Corrigan, ambos de Atlanta/EUA, se unem a artistas e escritores (Catherine Fox, Jerry Cullum, Marcia Vaitsman, Rachel Rosalen e Hugo Fortes) para discutir qual o significado de noplaceness (“nenhum-lugar”) na arte. O diálogo convida o público para um livre intercâmbio de ideias.

 

Já no sábado, dia 24, o Paço das Artes e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) apresentam, das 14h às 19h, o projeto curatorial Processos Públicos. Elaborado pelos alunos Bruno Garibaldi, Carolina Carmini, Fernanda Bassani, Gabriela Carvalho, Giovanna Bragaglia, José Augusto Romano (Guga), Laura Moritz, Livia Debbané, Luisa Puterman, Marly Porto e Noemia Nunes, todos do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria, o evento tem a orientação do professor Cauê Alves. Parte do projeto acontece durante um dia no subsolo do Paço das Artes, numa espécie de exposição em processo, em que artistas e público compartilham o mesmo espaço, em um processo contínuo de criação e de fruição artística. O evento conta com a participação dos jovens artistas e coletivos: Amaury, Amilton Santos, Camila Valones, Coletivo Parabelo, Coletivo Repartição Pública, Daniel de Paula, Guga Szabzon, Guilherme Gafi, Guilherme Peters, Gustavo Ferro, Maíra Vaz Valente, Silvio De Camillis Borges e Theo Craveiro.

 

Encerrando as atividades especiais do mês de março, está o Ciclo de Portfólios da Casa Tomada, que ocorre no dia 29, quinta-feira. O Ciclo é um programa anual em que jovens artistas e pesquisadores atuantes em São Paulo são convidados a apresentar, em uma série de encontros, seus portfólios para uma discussão entre público e participantes. O último encontro acontece no Paço das Artes, onde o programa termina com uma mesa redonda entre todos os integrantes da edição. Participam as pesquisadoras Ana Maria Maia e Ananda Carvalho e os artistas Daniel de Paula, Marina Rheingantz, Roberto Winter, Marcor Brias, Flávia Junqueira, Adriano Costa, Vitor Cesar e Coletivo Garapa. Após o debate, haverá o lançamento de uma pequena publicação que engloba o conteúdo gerado nos encontros.

 

SERVIÇO
Lançamento – Atlanta Art Now

20 de março de 2012, das 19h30 às 22h | Espaço Paço Pensante |Grátis e aberto ao público

 

Projeto curatorial Processos Públicos

24 de março de 2012, das 14h às 19h | Espaço Subsolo |Gratuita e aberta ao público

 

Ciclo de Portfólios – Casa Tomada

29 de março de 2012, das 20h às 23h | Espaço Paço Pensante |Gratuita e aberta ao público

 

Paço das Artes

Endereço: Avenida da Universidade, nº 01, Cidade Universitária, São Paulo

Tel: (11) 3814-4832 |Site: www.pacodasartes.org.br

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado

 

Núcleo educativo

Informações e agendamento de visitas orientadas para grupos

Tel: (11) 3814-4832 / ramal 4

 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *