“Procurando Nemo” é o filme de março do Cinema & Psicanálise

O projeto Cinema & Psicanálise do SESC Piracicaba tem como objetivo exibir um filme e, logo após a exibição, debater sua mensagem e os temas abordados por meio das histórias e casos apresentados pelas personagens. Neste mês, a programação será do filme “Procurando Nemo” uma animação clássica sobre um peixinho que, repentinamente, foi sequestrado do coral onde vive. A exibição acontece em 24 de março, a partir das 13h30 e, logo mais, às 15h15 inicia-se um bate-papo destinado somente para maiores de 16 anos. A participação é gratuita.

 

A análise de um filme de animação traz a tona o potencial expressivo de influência e a mensagem que um desenho carrega perante os telespectadores. Prova disto é o convite feito pelo SESC e o Grupo Tear de Psicanálise para que a psicóloga e psicanalista Alba Benito, criadora do Serviço de Orientação Profissional junto ao Setor de Adolescentes da FCM – UNICAMP; membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais; e especialista em Psicoterapia da Adolescência, comentasse a animação “Procurando Nemo”.

 

A mensagem que os desenhos animados trazem vão além da graça dos personagens e suas façanhas em busca da sobrevivência, por exemplo. No caso de “Procurando Nemo”, os temas abordados podem ser a superproteção dos pais; a vontade dos filhos se aventurarem, mas com a insegurança em tomar algumas atitudes por conta própria; a busca pelo autoconhecimento; entre outros aspectos.

 

::: Serviço :::

CINEMA & PSICANÁLISE

O SESC e o Grupo Tear de Psicanálise convidam a Psicóloga e Psicanalista Alba Benito, criadora do Serviço de Orientação Profissional junto ao Setor de Adolescentes da FCM – UNICAMP, membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais; e especialista em Psicoterapia da Adolescência, para comentar o filme:

 

PROCURANDO NEMO

EUA, 2003, animação, cor, 101′ | Dir: Andrew Stanton.

Nemo é um pequeno peixe-palhaço, que repentinamente é sequestrado do coral onde vive por um mergulhador e passa a viver em um aquário. Decidido a encontrá-lo, seu tímido pai sai em sua busca, tendo como parceira a ingênua Dory.

24/03, sábado. Teatro. Grátis

Exibição: 13h30. Livre para todos os públicos.

Bate-papo: 15h15. Não recomendado para menores de 16 anos

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *