A consagrada artista Fúlvia Gonçalves expõe no Museu Olho Latino

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 15 março, 2012 11:02

A consagrada artista Fúlvia Gonçalves expõe no Museu Olho Latino

A mostra Humanidade da artista Fúlvia Gonçalves está em exposição de 17 de março a 14 de abril de 2012 no Museu Olho Latino, situado no mezanino do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, em Atibaia, SP. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans.

 

A presente mostra é composta por 13 gravuras que foram doadas ao Acervo Olho Latino. São obras inéditas que estão sendo mostradas pela primeira vez e datam de 1978. Para Paulo Cheida, “esse lote de obras doadas pela artista ao Acervo do Museu Olho Latino, dignifica ainda mais a rica coleção que já é uma das principais da América Latina na área da gravura”.

 

As gravuras foram feitas sem a intenção de tiragem e algumas delas tiveram apenas uma única cópia original. Fúlvia mudou-se de Ribeirão Preto para Campinas para ser docente na Unicamp, lecionando pintura e gravura em cursos de extensão a partir de 1976. Chefiou o Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes, nas áreas de Comunicação Visual e Artes Gráficas. Participou na criação e implantação dos cursos de graduação e pós-graduação da Unicamp, de 1976 a 1992, defendendo a sua tese de doutorado em 1988.

 

Fúlvia Gonçalves é uma artista com produção intensa, tendo feito várias pinturas, aquarelas, painéis em grandes dimensões como os que constam nos prédios do CAISM – Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, SP, e registrou a sua competência criativa em inúmeras obras, como no livro “Testemunhos do Passado Campineiro” que contou com suas ilustrações e texto de Benedito Barbosa Pupo, pela editora da Unicamp.

 

Nascida em Pedreira, SP, a artista é citada em dicionários de artes como o “Dicionário Crítico da Pintura no Brasil”, do autor José Roberto Teixeira Leite. Suas obras podem ser encontradas em acervos nacionais e internacionais, incluindo o de Michel Lacluite, historiador e ex-curador do Museu do Louvre, em Paris. Recebeu em Milão, na Itália, o “Prêmio Presence” no Salão do Museu de Arte, Ciência e Técnica Leonardo da Vinci. Participou de exposições individuais, coletivas e salões nacionais e internacionais, como Bienal, Paço das Artes e SESC em São Paulo, Museu de Arte Moderna (MAM) e FUNARTE no Rio de Janeiro, MARP – Museu de Arte e Galeria de Arte Jardim Contemporâneo em Ribeirão Preto, Museu de Arte Contemporânea e Galeria de Arte da Unicamp em Campinas, Milão na Itália, Genebra e Lausanne na Suíça, Montevidéo no Uruguai e Buenos Aires na Argentina.

 

::: Serviço :::

Exposição: Humanidade – Gravuras de Fúlvia Gonçalves

Curadoria: Paulo Cheida Sans.

Período da mostra: 17 de março a 14 de abril de 2012.

Visitação: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.

Local: Museu Olho Latino (Mezanino do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret).

Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Estância de Atibaia, SP. Cep: 12941-650.

Realização: Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia

Telefone: (11) 4412 7776.

Site: www.olholatino.com.br

E-mail: museu@olholatino.com.br

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 15 março, 2012 11:02


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!