Fundação Clóvis Salgado dá início à série “Concertos Didáticos” 2012

Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais dão início à temporada 2012 da série “Concertos Didáticos”, em apresentações realizadas nos próximos dias 15 e 16 de março, a partir das 9h, no Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes e na Sala do Coral. Realizados até a última edição do ano passado apenas com a OSMG, o Concerto Didático com o CLMG é a novidade deste ano. Apresentados a alunos de escolas previamente agendadas pela Diretoria de Ensino e Extensão da Fundação Clóvis Salgado, os concertos têm como principal objetivo promover a aproximação do público infantil da música erudita.

 

O projeto atende gratuitamente alunos de escolas públicas estaduais e municipais, que têm a oportunidade de manter contato com o universo da música de orquestra e coral, conhecer de perto instrumentos, tipos vocais existentes, repertório e as particularidades dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado. Ao longo do concerto, os integrantes da OSMG e do CLMG apresentarão a história da música e definições de aspectos que envolvem as melodias clássica e de coral. Além de despertar o interesse dos alunos pela música erudita, o projeto garante uma preparação dos professores que os acompanham durante as atividades. Um material didático especialmente preparado para os concertos será distribuído aos participantes.

 

Para o maestro do Coral Lírico, Márcio Miranda Pontes, a realização de encontros como esse é importante tanto para a ampliação de conhecimento quanto para a formação de público. “É fundamental que o CLMG promova concertos como o que iremos realizar. A aproximação com os jovens possibilita a formação de um futuro público e promove o conhecimento”, afirma.

 

Maestro residente da OSMG e regente desta edição, Gabriel Rhein-Schirato afirma que o projeto possibilita uma oportunidade relevante no processo de aprendizado. “É fundamental que os jovens tenham acesso ao repertório de concerto para ampliação de sua cultura geral, refinamento e educação. A troca de informações entre a OSMG e os alunos é o foco e o projeto está se desenvolvendo de maneira a tornar o encontro atraente e instrutivo, além de divertido”. O Concerto Didático com a OSMG contará com a participação de bailarinos da Companhia de Dança Palácio das Artes, numa apresentação de conceitos de execução e estilo musical.

 

Somente em 2011, aproximadamente três mil crianças participaram das apresentações com a OSMG. O agendamento de escolas para participar dos próximos Concertos Didáticos pode ser feito pelo telefone 3236-7322 ou 3236-7389.

 

Sobre a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

 

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, é considerada um dos mais importantes patrimônios artístico-culturais do Estado. Fundada em 1976, interpreta um repertório que compreende todos os períodos da história da música escrita para orquestra: óperas, balés, concertos, poemas sinfônicos e grandes obras sinfônico-corais. Entre os regentes titulares de sua história figuram os maestros Wolfang Groth, Emilio De César, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Aylton Escobar, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej e Marcelo Ramos.

 

Também regeram a OSMG personalidades como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Cláudio Santoro, Camargo Guarnieri, Benito Juarez, Alceo Bocchino, Marc Trautman, Roberto Duarte, Carlos Prates, Per Brevig, Roberto Schnorremberg, Johannes Homberg, Eugene Kohne e outros célebres maestros convidados. A OSMG diversificou sua atuação em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre, na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo.

 

O maestro Roberto Tibiriçá, que venceu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Carlos Gomes – ópera e música erudita na categoria regente sinfônico pelo seu trabalho à frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, é o regente titular e Gabriel Rhein Schireto é o atual regente residente.

 

Sobre o Coral Lírico de Minas Gerais

 

O Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) é, também, um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado e seu repertório abrange grandes obras corais, desde a renascença até o moderno, de motetos a óperas, de oratórios barrocos a concertos corais sinfônicos.

 

Um dos raros grupos com essas características no País, o CLMG já recebeu importantes prêmios e convites para atuar ao lado das principais orquestras brasileiras, entre elas a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

 

Em sua trajetória, teve como regentes os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu Miranda Gomes, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Marcio Miranda Pontes, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Lincoln Andrade e vários maestros convidados. Atualmente, o Coral Lírico é regido pelo maestro Márcio Miranda Pontes.

 

::: Serviço Coral Lírico de Minas Gerais:::

Evento: Concertos Didáticos, com o Coral Lírico de Minas Gerais
Data: 15 e 16 de março
Local: Sala do Coral Lírico de Minas Gerais (Palácio das Artes)
Horário: 9h
Duração: 1h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Informações: (31) 3236-7400

::: Serviço Orquestra Sinfônica de Minas Gerais:::

Evento: Concertos Didáticos, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e regência de Gabriel Rhein-Schirato
Data: 15 e 16 de março
Local: Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes
Horário: 9h15
Duração: 50”
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Informações: (31) 3236-7400

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *