14 anos do Museu do Café – Programação inclui atividades educativas pelo Centro da cidade, show musical e visitação gratuita

No próximo dia 12, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, completa 14 anos de atividades. Para celebrar a data, serão realizadas atividades educativas em pontos espalhados pelo Centro Histórico de Santos, show musical e visitação gratuita às exposições em cartaz.  Desde sua fundação, em 1998, a instituição já recebeu mais de 775 mil visitantes.

 

“O Museu do Café se tornou uma das instituições culturais mais importantes da região. Através de um rico acervo, preserva e difunde a história do café no Brasil e no mundo”, ressalta o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

 

Entre 11h e 15h, parte da equipe educativa do Museu do Café estará posicionada no boulevard da rua XV de Novembro, na Praça Mauá e na Praça Rui Barbosa, desenvolvendo atividades junto ao público. Além de distribuir materiais do museu e passar informações sobre a história do produto no Brasil, os educadores ainda irão propor dinâmicas, como jogos de quebra-cabeça com reproduções do painel e das telas de Benedicto Calixto, que fazem parte do acervo do Museu do Café.

 

às 12h30, a atração é musical. Sob a cúpula de entrada do edifício da Bolsa Oficial de Café, o quarteto Tirolli Dixieland anima o horário de almoço do centro da cidade com show de jazz ao estilo Nova Orleans.

 

Porém, o melhor presente irá durar o dia inteiro. Para comemorar com os moradores da cidade seus 14 anos, o Museu do Café abre as portas de seu espaço expositivo para visitação gratuita entre 9h e 18h. Quem for até o local poderá conhecer as exposições: “A trajetória do café no Brasil”, “Itália-café-Brasil: Qui si beve caffè!” e “Café, porto, cidade: uma relação muito mais que econômica”, além das mostras temporárias “Paulo Prado, a oligarquia cafeeira na Semana de Arte Moderna” e “Mulheres, o Centro e o café”.

 

Museu do Café

 

Um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos, o Museu do Café foi criado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o Brasil. Entre objetos e documentos que formam seu acervo é possível perceber como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão intimamente ligados. Uma relação que começou em meados do século XVIII e que se mantém forte até hoje.

 

Instalado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, inaugurado em 1922, o Museu do Café tem entre seus principais destaques telas e painéis de Benedicto Calixto e o Salão do Pregão – composto por uma mesa principal e setenta cadeiras -, onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café na época. Os pregões foram realizados no edifício da Bolsa Oficial de Café até a década de 1950, quando os negócios foram transferidos para São Paulo.

 

Em suas instalações, o Museu do Café ainda possui um Centro de Informação e Documentação – que conta em seu acervo com diversas publicações e documentos sobre o café e sua história –, o Centro de Preparação de Café, que disponibiliza cursos relacionados ao conhecimento e ao preparo da bebida, além da premiada Cafeteria do Museu.

 

::: Serviço :::

14 anos do Museu do Café
Data: 12 de março (segunda-feira)
Horário: 9h às 18h
Programação: Atividades educativas no Centro Histórico, show musical e visitação gratuita
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico, Santos/SP
Preço: Grátis

Add your comment

Nickname:
E-mail:
Website:
Comment:

veja na web

últimas

Sesc São José dos Campos realiza aula prática sobre impressão 3D Sesc São José dos Campos realiza aula prática sobre impressão 3D
Amigos da Biblioteca oferece atividades gratuitas para crianças em Sumaré Amigos da Biblioteca oferece atividades gratuitas para crianças em Sumaré
Sesc Taubaté oferece a oficina de Colar de Sementes Sesc Taubaté oferece a oficina de Colar de Sementes
Sesc Thermas emenda fim de semana com dois shows e espetáculo infantil Sesc Thermas emenda fim de semana com dois shows e espetáculo infantil
mais notícias

realize sua busca

Facebook

enquete

O que você achou do filme "Capitão América 2: O Soldado Invernal"?

Loading ... Loading ...