Fundação Clóvis Salgado abre inscrições para curso sobre a obra de Luis Buñuel

A Fundação Clóvis Salgado abre nesta terça-feira6 de março, as inscrições para o curso “O Cinema Poético de Luis Buñuel”, ministrado pelo professor-doutor Eduardo Peñuela Cañizal, especialista na obra do cineasta espanhol.  O curso faz parte da programação da mostra “Luis Buñuel, o Fantasma da Liberdade”, em cartaz no Cine Humberto Mauro de 23 de março a 22 de abril.

 

Realizado de 3 a 5 de Abril, das 14h às 16h30, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, o curso será dividido em 4 tópicos (“As rupturas poéticas e sua transcendência”; “As metáforas surrealistas de Buñuel”; “Os simulacros oníricos e o desejo”; e “As peripécias do relato na poesia da narração buñuelesca”), que abordarão questões como a construção da metáfora visual nos filmes surrealistas de Buñuel, a representação cinematográfica do sonho e as peripécias narrativas.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria da Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado (no piso inferior do Palácio das Artes), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (até o preenchimento das vagas).

 

O curso

 

O curso oferece um conjunto de tópicos em que serão abordadas questões como a construção da metáfora visual em filmes surrealistas de Buñuel, a representação cinematográfica do sonho, a visão do desenho num ambiente transcendido e as peripécias narrativas.

 

A poesia que emana do cinema de Luis Buñuel tem origens em visões muito singulares do mundo e dos conflitos mais íntimos das pessoas que o habitam e se submetem às normas inventadas por uma sociedade repressora. Nessa perspectiva, as construções expressivas do cineasta sempre estão configuradas com o intuito de perfurar a crosta que mascara o lado mais oculto das circunstâncias, sejam estas de ordem física ou afetiva. Para desmantelar essas camadas encobridoras, suas estratégias fílmicas não se centram precisamente na criação de personagens individuais, mas na elaboração de recursos poéticos capazes de revelar as entranhas dos seres humanos como um todo.

 

Mostra com retrospectiva integral das obras do cineasta espanhol será apresentada em março e abril

 

Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, apresenta de 23 de março a 22 de abril, a mostra “Luís Buñuel, O Fantasma da Liberdade”, uma retrospectiva completa, com a exibição dos 33 filmes dirigidos pelo cineasta espanhol ao longo de sua carreira. A mostra, realizada pela Fundação Clóvis Salgado em parceria com a Embaixada da França e com o Instituto Cervantes, tem, além da exibição de toda a cinematografia do espanhol, palestras e um curso sobre as características surrealistas e os aspectos poéticos da obra de Luis Buñuel. A entrada para as sessões, debate, palestras e curso é gratuita.

 

::: Serviço :::

Curso “O Cinema Poético de Luis Buñuel”

Ministrante: Prof. Dr. Eduardo Peñuela Cañizal (USP/UNIP-SP)

Data: 3, 4 e 5 de Abril

Horário: 14h às 16h30

Local: Cine Humberto Mauro

Inscrições: A partir de 6 de março (até o preenchimento das vagas), na Secretaria da Gerência de Cinema da FCS (piso inferior do Palácio das Artes) – De segunda a sexta-feira – Das 9h às 17h – Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *