Festival reúne Mestres Rabequeiros No II Ceará das Rabecas em Fortaleza

Um dos eventos que emocionou o público cearense em 2011 está de volta. Novamente reunindo mestres rabequeiros e mestres da cultura popular do Ceará e de outros recantos do Brasil, o II Ceará das Rabecas, acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de março, no SESC SENAC Iracema, em Fortaleza.

 

Com a curadoria do pesquisador e professor Gilmar de Carvalho, o evento contará com a apresentação de 16 mestres rabequeiros e homenageará o mestre Antônio Hortênsio, da cidade de Varjota-CE. Na abertura, no dia 17, acontecerá o lançamento do documentário “Alma de Rabeca”, do cineasta Henrique Dídimo, noite de autógrafos do livro Rabecas do Ceará, de Gilmar de Carvalho e fotos de Francisco Sousa, também expondo no evento.

 

Este ano participarão atrações como, Cristiano Pinho, Grupo Syntagma, Marivalda Kariri, Jeferson Leite, Reisado de Novo Oriente, Babi Guedes, Fulô da Aurora, Orquestra Armorial do Cariri e Dona Zefinha.

 

O músico e pesquisador suíço, radicado em São Paulo, Thomas Rohrer, ministrará a oficina Toque de Rabeca e também se apresentará com os mestres. Também haverá oficinas de xilogravura, de construção de rabecas e workshop de fotografia.

 

EXPOSIÇÕES DE FOTOGRAFIA E LUTHIERIAS

 

A instalação lembra uma casa típica do interior cearense. Nesta proposta estarão expostas as fotos do fotógrafo Francisco Sousa e os instrumentos construídos na hora pelos luthiers. E como em toda casa hospitaleira, quem visita é bem recebido: queijo coalho, rapadura, chá e cafezinho.

 

CULTURA EM PAUTA

 

Ceará das Rabecas não se resume apenas aos shows. Os rumos, condições, saberes e fazes da cultura são discutidos nos seminários e debates. Nesta edição, o debate “Dimensões Econômicas da Cultura”, mediado pelo teatrólogo, Oscar Roney O seminário Cultura e Tradição, dias 18 e 19 de março, focará os temas: Políticas Públicas de Cultura e Patrimônio Imaterial. Participarão a secretária da Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará – ADECE, Roberto Smith; a socióloga e professora da Universidade Federal do Ceará, Sulamita Vieira; professora e pesquisadora Simone Castro; a museóloga, pesquisadora e musicista paulista, Anna Maria Kieffer; presidente da Funart, Antônio Grassi e o deputado federal (PPS-RJ) e ator Sthepan Nercessian (estes últimos ainda a serem confirmados).

 

O acesso do público é gratuito,  que terá a oportunidade de encontro com os mestres  rabequeiros cearenses, conhecer suas luthierias, participando de uma intensa e bastante rica diversidade cultural, com oficinas, exposição fotográfica e de instrumentos, worshops, shows, intercâmbios e seminários.

 

O  Ceará das Rabecas também intenciona  apresentar e valorizar mestres e tocadores que gozam de pouca oportunidade e visibilidade em nosso Estado. Desta forma, quer-se chamar a atenção para uma manifestação que tem raízes profundas, que se sustenta e vem sendo reinventada pelos grupos jovens, estabelecendo uma possibilidade de diálogo e de possibilidades sonoras e performáticas.

 

Saiba mais

 

Rabeca, instrumento de origem árabe e incorporado à cultura brasileira, de feitura popular, possui timbre mais baixo que o do violino. Seu som fanhoso é sentido como tristonho. O tocador recosta a rabeca no braço e no peito, friccionando suas cordas com arco de crina, untado no breu.

 

Em levantamento feito por Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa, mostrou a existência de mais de cem rabequeiros no Ceará,  no qual mostra  a vitalidade da manifestação que se revigora na medida em que as tradições são valorizadas.

 

II Ceará das Rabecas  – Patrocínio: CHESF e Fundação VALE. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e  SESC-CE. Apoio  Institucional: Governo Federal – através da Lei de Incentivo à Cultura, Rede de Atenção Cego Aderaldo,  Faculdade Católica de Fortaleza e Buoni Amici´s Pizza.

 

Realização e produção: Mungango Produções 

 

::: Serviço :::

II Ceará das Rabecas

Data: 17 18 e 19 de março

Local: Sesc Senac Iracema

Grátis

Programação e inscrições no www.cearadasrabecas.com.br

Mais informações: 085 – 3032 3333|8894 7717 | 8886 6845

@cearadasrabecas

Facebook: Ceará das Rabecas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *