MIS recebe uma programação especial de filmes na Mostra Filmes da Minha Vida

Organizado inicialmente pelo crítico de cinema, Leon Cakoff para ser um ciclo de depoimentos dentro da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o projeto Os Filmes da Minha Vida transpõe a oralidade dos convidados e ganha vida em uma mostra independente realizada no Auditório do MIS, com duas exibições durante a semana e quatro aos finais de semana, entre os dias 1º e 8 de março.

 

Por meio de depoimentos feitos por diretores e cinéfilos como Win Wenders, Fernando Meirelles, João Moreira Salles, Heitor Dhalia, André Sturm, diretor executivo do MIS, Instituição da Secretaria de Estado da Cultura, entre outros convidados da 35ª edição da Mostra Internacional de cinema de São Paulo, a mostra apresenta 17 filmes, dentre eles, Down by Law, de Jim Jarmush; O Homem que matou o facínora, de John Ford; e  Paixões que alucinam, de Samuel Fuller.

 

Programação completa

 

1 de Março (quinta-feira)

 

19:00 – Debate com cineastas que participaram do livro que gerou a mostra

 

20:30 – O Incrível exército de Brancaleone (Mario Monicelli, 1966)
Sinopse: Brancaleone é pobre e atrapalhado, mas bem-intencionado. Em sua jornada para tomar posse do feudo de Aurocastro, objetivo do qual (tal como Dom Quixote) é desviado em diversas oportunidades, muitas aventuras bizarras e surpresas acontecem, sempre acompanhado de sua fiel “Armata” – o bando de maltrapilhos ladrões que o seguem com a promessa de muitas riquezas no futuro feudo de Brancaleone.
Duração: 120 min – Cor
Gênero: Comédia

 

2 de Março (sexta-feira)

 

18:00 – O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968)
Sinopse: Jorge, um assaltante de casas de luxo em São Paulo, apelidado pela imprensa sensacionalista de “Bandido da Luz Vermelha”, desconcerta a polícia com seu comportamento fora do comum. Além de usar uma lanterna vermelha, ele possui as vítimas, conversa com elas e faz fugas ousadas para depois gastar o dinheiro roubado de maneira extravagante. O mundo de Jorge é povoado de tipos como o detetive Cabeção, a protistuta Janete Jane e o político corrupto J. B. Silva. Com sua linguagem visual revolucionária, O Bandido da Luz Vermelha pode ser visto como o ponto de transição entre a estética do Cinema Novo e a ruptura do Cinema Marginal. Um clássico incontornável.
Duração: 92 min – PB
Gênero: Policial

 

20:30 – 8 ½ [Otto e Mezzo] (Federico Fellini, 1963)
Sinopse: Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem idéia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.
Duração: 140 min – PB
Gênero: Drama

 

3 de Março (sábado)

 

14:00 – Paixões que alucinam [Shock Corridor] (Samuel Fuller, 1963)
Sinopse: O ponto de partida do filme é a presunção de um jornalista bem-conceituado (o desconhecido Peter Breck) que se compromete a resolver um assassinato cometido dentro de um asilo. Para ele, investigar o crime é uma grande chance para a conquista do Prêmio Pulitzer. Só que, para isso, ele precisará internar-se como louco dentro da instituição.
Duração: 101 min – Cor/PB
Gênero: Drama

 

16:20 – Uma rua chamada Pecado [A streetcar named Desire] (Elia Kazan, 1951)
Duração: 125 min – PB
Gênero: Drama
Sinopse: Blanche (Vivien Leigh) vai visitar sua irmã grávida e o marido dela, Stanley (Marlon Brando), que não gosta dela e começa a forçá-la a falar sobre uma propriedade que sabe que foi deixada para as duas. Aos poucos o clima entre Stanley e Blanche vai ficando cada vez mais pesado. O filme é uma aula de interpretação por parte de Brando e Vivien Leigh.

 

18:40 – Paisagem na Neblina (Theo Angelopoulos, 1988)
Sinopse: O diretor grego Theo Angelopoulos conta a história de dois irmãos que ainda crianças partem em um trem da Grécia para a Alemanha, onde supostamente vive o pai que nunca conheceram. Durante a viagem, eles enfrentam sérias dificuldades e são obrigados a amadurecer, abandonando precocemente a infância.
Duração: 133 min – Cor
Gênero: Drama

 

21:00 –  Down by Law (Jim Jarmush, 1986)
Sinopse: Três desajustados se encontram em uma cadeia de Nova Orleans e têm que aprender a conviver juntos. ‘Down by Law’ mostra seres que vivem nos limites da sociedade, longe dos ideais do sonho americano. Com fotografia de Robby Muller, trilha sonora de John Lurie e Tom Waits, e interpretação do início de carreria de Roberto Benigni.
Duração: 103 min – PB
Gênero: Drama

 

4 de Março (Domingo)

 

14:00 – O Homem que matou o facínora [The man Who shot Liberty Valance] (John Ford, 1962)
Sinopse: Em 1910, o Senador Ransom Stoddard e sua esposa Hallie chegam numa pequena cidade para o funeral de Tom Doniphon (John Wayne). Entrevistado por um repórter, Stoddard conta a história de quando era advogado na cidade e desejava deter o terrível pistoleiro Liberty Valance por meio da lei. Doniphon, um respeitado caubói, insistia na validade da lei do revólver. Além das diferenças de estilo, Doniphon e Stoddard compartilhavam o interesse pela mesma mulher (Hallie, na época uma garçonete de saloon), além da mesma mesma vontade de acabar com a tirania.
Duração: 123 min – PB
Gênero: Faroeste 

 

16:10 – Os Sete Samurais (Akira Kurosawa,1954)
Sinopse: No século 16, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados, um veterano aceita proteger uma vila contra bandidos. Ele reúne seis outros samurais aposentados e o grupo ensina os moradores a se defenderem.
Duração: 160 min – PB
Gênero: Ação/Drama

 

18:50 – Do fundo do coração [One from the heart] (Francis Ford Coppola,1982)
Sinopse: Vegas onírica, Hank e Frannie decidem que seu casamento chegou ao fim e se separam. Durante o feriado, eles buscam outras paixões, mas descobrem que estas são tão ilusórias quanto o falso brilho da cidade que os cerca. A crítica não entendeu o filme – o público muito menos – e foi o maior fracasso na carreira de Francis Ford Coppola, que perdeu cerca de 30 milhões de dólares e teve que se desfazer de seu estúdio Zooptrope. Nada, no entanto, pode impedir que se constate o óbvio: é um dos mais notáveis momentos do cinema. Ao mergulhar na fantasia mais desvairada, sem medo do ridículo, para retratar as confusões de um casal em crise, o cineasta fez um dos grandes filmes da década de 80, com uma trilha sonora de Tom Waits banhada em álcool e uma Nastassja Kinski no auge de sua beleza.
Duração: 107 min – Cor
Gênero: Musical

 

21:00 – Se… [If…] (Lindsay Anderson, 1968)
Sinópse: História alegórica sobre um revolucionário líder estudantil. A rebelião, a insatisfação com o status quo, o sentimento de liberdade, a necessidade de novas conquistas.
Duração: 111 min – Cor
Gênero: Drama

 

6 de Março (terça-feira)

 

18:00 – Iracema – Uma transa amazônica (Jorge Bodanzky / Orlando Senna, 1976)
Sinopse: O filme começa com a família de Iracema chegando de barco em Belém no Pará, para a festa do Círio de Nazaré. Mesmo com apenas quinze anos, ela permanece na cidade e começa a se prostituir, recebendo as orientações das mulheres mais velhas. Num cabaré, ela conhece o caminhoneiro Tião “Brasil Grande”, que cruza a rodovia Transamazônica transportando madeira. Tião leva Iracema para suas viagens, até que se cansa dela e a deixa num prostíbulo de beira de estrada. Tempos depois, os dois se reencontram rapidamente. Tião parece ter melhorado de vida, está com um caminhão novo e agora transporta gado. Já Iracema está completamente entregue à prostituição e à miséria.
Duração: 91 min – Cor
Gênero: Drama

 

20:30 – Seção Especial de Justiça (Costa-gravas, 1975)
Sinopse: Baseado em fato real, o filme se passa no ano de 1941, durante a ocupação nazista na França, no governo colaboracionista do marechal Pétain, quando a Suprema Corte é forçada a condenar seis prisioneiros em retaliação à morte de um oficial alemão.
Duração: 118 min – Cor
Gênero: Suspense

 

7 de Março (quarta-feira)

 

18:00 – Amarcord (Federico Fellini, 1974)
Sinopse: Retrato da cidade natal de Fellini, Rimini, assim como ele a conheceu, nos anos 30. Mostra o cotidiano de diversos personagens da vila durante um ano, entre travessuras da adolescência, um rigoroso inverno, a passada de um transatlântico e a a
Duração: 127 min – Cor
Gênero: Drama/Comédia

 

20:30 – O Passageiro – Profissão: Repórter (Michelangelo Antonioni, 1975)
Sinopse: Cansado da sua própria vida, o jornalista David Locke está cobrindo uma guerrilha na África e resolve assumir a identidade de um colega, quando este morre, envolvendo-se em uma perigosa trama.
Duração: 126 min – Cor
Gênero: Drama

 

8 de Março (quinta-feira)

 

18:00 – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa [Annie Hall] (Woody Allen,1977)
Sinopse: Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma intelectual indecisa com aspirações musicais. Em pouco tempo estão morando juntos e não demora para se iniciar um período de crises conjugais.
Duração: 94 min – Cor
Gênero: Comédia

 

20:30 – Crepúsculo dos Deuses [Sunset Boulevard] (Billy Wilder, 1950)
Sinopse: No início um crime é cometido e uma voz em off começa a narrar que tudo começou quando Joe Gillis (William Holden), um roteirista fugindo de representantes de uma financeira que tentava recuperar o carro por falta de pagamento e se refugia em uma decadente mansão, cuja proprietária, Norma Desmond (Gloria Swanson), era uma estrela do cinema mudo. Quando Norma tem conhecimento que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcaria o seu retorno às telas. O roteiro era insuportável, mas o pagamento era bom e ele não tinha o que fazer. No entanto, o que o destino lhe reservava não seria nada agradável.
Duração: 110 min – PB
Gênero: Drama

 

::: Serviço :::

Mostra Filmes da Minha Vida
Data: 1/3 a 8/3
Local: Auditório MIS
Auditório MIS (173 lugares).
Ingresso: R$4,00 inteira – R$2,00 meia – Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 (até as 18hs, por período de até 6 horas). Acesso e elevador  para cadeirantes. Ar condicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *