Araçatuba recebe exposição Walter Firmo: Um Fotógrafo Negro com entrada gratuita

A partir de 5 de março, Araçatuba recebe a exposição Walter Firmo: Um Fotógrafo Negro, no Museu Marechal Cândido Rondon. A itinerância é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu Afro Brasil e a Prefeitura.

 

A mostra possui imagens capturadas por Firmo que retratam afrodescendentes de todo o tipo, de anônimos a personalidades, representantes de vários setores da sociedade brasileira e africana. Um dos destaques é “Mãe Olga de Alaketo”, clássico da fotografia nacional.

 

Com 54 anos de carreira, o carioca Walter Firmo é um dos mais importantes fotógrafos do Brasil, famoso por seus retratos e premiado também no exterior. Tem no currículo passagem por alguns dos principais veículos brasileiros – as extintas revistas Realidade e Manchete, além da Veja e IstoÉ. Sua trajetória registra ainda exposições, livros publicados, workshops e aulas como professor universitário, além de atuação, em duas ocasiões, na Fundação Nacional de Arte (Funarte).

 

A exposição foi produzida pelo Museu Afro Brasil, parceiro do SISEM-SP em ações itinerantes que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital. Com entrada gratuita.

 

Sistema Estadual de Museus

 

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objeti vo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br.

 

Museu Afro Brasil

 

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negroafricana, assim como a difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais. Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, possui um acervo de mais de 5.000 obras – grande parte doada pelo artista plástico, curador e atual diretor curador do museu, Emanoel Araújo. Com um sistema de visitação gratuito para todas as exposições e atividades, o museu ainda conta com um Núcleo de Educação para receber visitas pré-agendadas e manter o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, que atende exclusivamente pessoas com necessidades especiais.

 

::: Serviço :::

Exposição Walter Firmo: Um Fotógrafo Negro
Período: de 5/3 a 5/5/2012
Local: Museu Histórico Pedagógico Marechal Cândido Rondon (rua XV de Novembro, nº 247 – Centro – Araçatuba-SP)
Horário: segunda das 14h às 17h; terça a sexta das 8h às 17h; sábado das 8h às 14h
Informações: (18) 3625-3392
Entrada: gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *