Margareth Menezes recebe Gilberto Gil, Elba, Daniela e Paula Lima no AfroPop Especial 25 Anos de Carreira

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 14 fevereiro, 2012 11:04

Margareth Menezes recebe Gilberto Gil, Elba, Daniela e Paula Lima no AfroPop Especial 25 Anos de Carreira

A cantora Margareth Menezes iniciou os festejos pelos seus 25 anos de carreira em grande estilo. A Concha Acústica do Teatro Castro Alves ficou lotada na noite de domingo (12) durante o AfroPop Especial, que marcou as bodas de prata da carreira e o encerramento da temporada de verão. Quatro artistas convidados e cinco grandes agremiações afros da capital participaram da festa. O espetáculo começou pontualmente às 18h30, com os grupos percussivos de três blocos baianos: Cortejo Afro, Ilê Aiyê e Malê de Balê. Depois, o público conferiu atentamente ao lançamento oficial do clipe da música Bonapá, exibido em primeira mão nos telões da Concha Acústica.

 

A artista abriu o show com as canções Canto Pra Subir, Côco do M, Faraó e Passe em Casa. Depois de levar Cores Vivas, Margareth convidou o cantor Gilberto Gil. Juntos, cantaram Palco Toda Menina Baiana. Na sequência, a artista recebeu integrantes dos Filhos de Gandhi e Muzenza. A força percussiva revelou-se em músicas como Dança de Yaô e Me Abraça e Me Beija. “É um momento especial na minha carreira. Ver a Concha lotada, em um dia iluminado como este, é o melhor presente que eu poderia receber”, contou a artista, que celebra a gravação de Faraó em 1987, canção que projetou sua carreira internacionalmente.

 

Entre as convidadas femininas da noite, Paula Lima foi a primeira a chegar ao palco, com É D’Oxum. Depois, Daniela Mercury chegou acompanhada do Cortejo Afro para cantar Olha O Gandhi Aí e Oya Por Nós. A paraibana Elba Ramalho empolgou o público com Banho de Cheiro e Frevo Mulher. Depois, as quatro cantaram A Banda, clássico da música popular brasileira.

 

Ao final, já sozinha no palco, Margareth Menezes balançou a Concha Acústica com um pout pourri das canções SeleiDandalundaToté de Maianga e Bonapá. No encerramento, a artista se despediu com Andanças. “Já me fiz a guerra por não saber / Que essa terra encerra o meu bem querer / Que jamais termina o meu caminhar / Só o amor me ensina onde vou chegar”, diz a letra da música.

 

Carnaval

 

Depois de finalizar a temporada de verão, as atenções se voltam ao carnaval. Na festa deste ano, Margareth tem agenda em Pernambuco até o sábado. No domingo, canta no Camarote Contigo! em Salvador. Na segunda e terça-feira, comanda o bloco Cordão Cultural AfroPop no circuito Barra-Ondina, quando homenageia o centenário do escritor baiano Jorge Amado e celebra seus 25 anos de carreira. No dia 24 de fevereiro, estará ainda no Desfile das Campeãs do Carnaval Paulista, na Praça da Apoteose, onde realiza um show no Camarote Bar Brahma.

 

Sobre o AfroPop Brasileiro

 

O AfroPop Brasileiro é um movimento musical que festeja e fortalece a cultura afro-brasileira. Ele foi criado em 2005 e recebe apoio de grandes blocos afro, além de já ter recebido artistas convidados que compartilham do mesmo pensamento, como Gilberto Gil, Lazzo, Roberto Mendes, Virgínia Rodrigues, Mariene de Castro, entre outros.

 

Neste ano, as seis edições realizadas em Salvador e no Rio de Janeiro, receberam artistas como Luiz Melodia, Dudu Nobre, Toni Garrido, Fernanda Abreu, Zélia Duncan, Denny, Márcio Victor, Jammil“O AfroPop é um movimento que promove a beleza e a riqueza ancestral junto à contemporaneidade e que acolhe todos que acreditam na igualdade de direitos. É o abraço entre o tambor e o computador”, explica Margareth, ouviu pela primeira vez o termo “AfroPop” aplicado à música que faz, em 1991, durante turnê internacional ao lado do músico americano David Byrne.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 14 fevereiro, 2012 11:04


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook