SESC traz a São José dos Campos o espetáculo circense “Pinta de Palhaço”

No sábado, dia 11, às 15h, o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo apresenta, no Solário do SESC, o espetáculo “Pinta de Palhaço”.

 

O espetáculo é um desafio entre os palhaços Orelhinha, Stinguela e Trompetin, tendo a palhaça Tulipa como juíza. É baseado em esquetes clássicos que levam o público aos circos antigos nos quais o palhaço era personagem de destaque. É uma homenagem aos palhaços de todos os tempos, a tradição e valorização do circo.

 

Os palhaços chegam com sua charanga e bandinha circense, conduzidos por um perna de pau, fazendo um cortejo, convidando o público para apresentação. Estão sempre aprontando um com o outro para saber quem é o mais bonito, mais inteligente, mais simpático, mais habilidoso, enfim, quem tem mais pinta de palhaço! Ao final acontece o grande número de malabares com bolinhas, aros, laço e claves onde  percebem que juntos fizeram um grande espetáculo e que todos têm “pinta de palhaço”.

 

Sobre o grupo

 

O Núcleo Pavanelli é um grupo  de teatro de rua e circo  que tem como proposta  pesquisar uma dramaturgia, interpretação e estética, voltadas para a rua como espaço cênico, levando em conta suas especificidades.

 

Como integrante do Movimento de Teatro de Rua, foi um dos organizadores da s 1ª e 2ª Overdose de Teatro de Rua (2003 e 2004), do 2º Seminário de Teatro de Rua (2004) e da 1ª Temporada de teatro de rua na Praça do Patriarca (2005). Em Abril de 2005 deu início a coordenação  da Escola Livre de Circo de Santos, na Oficina Cultural Regional Pagu e recebeu o  PRÊMIO PLINIO MARCOS – Edição 2005 , como melhor projeto cultural da Baixada Santista. Este projeto é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo/ Secretaria Estadual de Cultura e que recebe o apoio da Prefeitura de Santos/ Secretaria municipal de Cultura.

 

Foi contemplado com o prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz – edição 2006 – para a criação de um Centro de Pesquisa para o Teatro de Rua, sediado na Cadeia Velha de Santos, hoje conhecida como Oficina Cultural Regional Pagu e, em 2007 com o prêmio Funarte de Circulação Nacional com o projeto “Movimento Cidadão pela Cultura” onde circula com o espetáculo ”O Básico do Circo” e promove ciclos de debates e mostras em Pernambuco e Rio de Janeiro.

 

Em 2007, 2009 e 2010, foi contemplado na 11ª , 14ª e 17ª  edição da lei de Fomento ao teatro para cidade de São Paulo, com o projeto Centro de Pesquisas para o teatro de rua Rubens Brito, para montagem do novo espetáculo do grupo – Viva Malasartes!- circulação, treinamento técnico, troca artística entre os grupos, ocupação cultural na zona norte e o aprofundamento da dramaturgia e interpretação para rua.

 

::: Serviço :::

SESC São José dos Campos

Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas

Mais informações pelo telefone 12.3904.2000

 

Circo

Pinta de Palhaço, com Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo

Dia 11, sábado, às 15h

Local: Solário do SESC

Recomendação etária: livre

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *