Diversidade Sexual em pauta no Curta TV deste domingo

O Curta TV deste domingo vai levantar a temática da diversidade sexual e falar dos filmes que acreditam na liberdade de escolha. O programa vai apresentar mostras e festivais dedicados ao tema, como o For Rainbow, festival itinerante que acontece há quatro anos no Ceará, e o Mix Brasil, que é o mais antigo festival brasileiro dedicado à temática LGBT.

 

Nesta edição do programa, os diretores Felipe Tostes e Rafaela Dias falam sobre o documentário Cinema em Sete Cores, que mostra como a temática gay foi tratada ao longo da história do cinema brasileiro.

 

Entre as produções mais recentes, dois curtas brasileiros que tratam de diversidade sexual têm garantido prêmios em festivais fora do Brasil. O programa traz entrevistas com os diretores Felipe Sholl, de Ta, – que conquistou o prêmio Teddy de melhor curta gay em Berlim, em 2008 – e Daniel Ribeiro, que levou o Urso de Cristal com o filme Café com Leite, na mesma edição do festival.

 

Daniel Ribeiro também falou no programa sobre seu curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, que aborda com delicadeza e poesia a descoberta da homossexualidade na adolescência. A produção conquistou diversos prêmios, entre eles o de melhor filme segundo o júri popular e oficial do último Festival de Cinema de Paulínia.

 

No quadro “Achados da Web” dessa semana, o programa vai exibir um trecho do curta Salomé, dirigido por Pedro Almodóvar em 1978. O cineasta espanhol é um dos maiores diretores da história do cinema e tem sido, através de suas produções, um grande porta-voz da liberdade de escolha quando o assunto é amor.

 

No segundo bloco, tem mais uma exibição de filmes com o curta Eletrotorpe, de Yuri Amaral e Nalu Béco. O filme mostra o obscuro universo das drogas sintéticas, apontando para a violência e a criminalidade por trás do tráfico do êxtase. Os diretores falaram ao programa sobre o curta, que foi realizado na ECA – Escola de Artes da USP, em São Paulo, e ganhou o prêmio MovieMobz do Festival Internacional de Curtas de São Paulo, em 2008.

 

O Curta TV vai ao ar domingo, às 20h30, na TV Brasil.

2 Replies to “Diversidade Sexual em pauta no Curta TV deste domingo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *