Questão ambiental em foco no Curta TV

A questão ambiental está na pauta de discussões políticas e econômicas, se tornando um dos temas decisivos deste século. O Curta TV deste domingo, dia 5 de fevereiro, vai mostrar como o cinema pode ser um parceiro importante na preservação do meio ambiente. O programa também vai falar dos filmes e festivais dedicados ao tema.

 

O programa vai mostrar como os curtas-metragens têm abordado as questões ambientais. Seja através da animação, como o curta Tamanduá Bandeira, de Ricardo de Podestá; do documentário, como fez Heraldo Cavalcanti em Fractais Sertanejos, ou até mesmo da ficção, como em O Plantador de Quiabo, de Renê Brasil e Luiz Romero, o futuro do planeta é uma discussão que ganha força nas telas do cinema.

 

No Brasil, os assuntos ambientais estão profundamente ligados a questões como demarcação e divisão de terras. É sobre isso que o cineasta Felipe Peres Calheiros vai falar em entrevista ao programa. Felipe dirigiu o curta Acerca da Cana, que mostra como os pequenos agricultores têm de lutar para manter suas propriedades diante da ocupação desenfreada dos grandes agropecuaristas.

 

Esta edição do Curta TV mostra ainda um festival pioneiro na aposta entre o audiovisual e o meio ambiente no Brasil. Trata-se do FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – que acontece há treze anos na cidade de Goiás. A programação do Festival, que é atualmente referência no assunto, conta com mostras de curtas e longas de dezenas de países, além de debates e oficinas.

 

Outro festival que também traz a temática ambiental e será mostrado no programa é o Cine Gaia. Há três anos, ele reúne filmes de vários países em mostras no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, local mais do que apropriado para os amantes da natureza.

 

O programa deste domingo vai mostra também que é possível fazer filmes sem causar danos ao meio ambiente, através da compensação de carbono, ou carbono neutro. A equipe de reportagem foi saber como é realizado o processo de neutralização dos danos causados pela emissão de gases e conversou com produtores de cinema e entidades especializadas envolvidos no assunto.

 

O Curta TV vai ao ar domingo, às 22h30, na TV Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *