Bonecões prometem agitar Carnaval no centro de Atibaia

O tradicional desfile dos bonecões continuará agitando o carnaval de Atibaia em 2012. A atração que contagia os foliões nessa época do ano  ganhou mais alguns personagens. São eles: Slipknot, Abóbora Assassina, Chapolin Colorado e Julião. Para embelezar ainda mais a folia, alguns artistas foram convidados para confeccionar cerca de cem máscaras que serão exibidas no trajeto dos foliões, no centro da cidade.

Construídos de papel machê e cola, com estrutura de arame e madeira, os personagens principais do carnaval de Atibaia animam milhares de foliões todos os anos. Tradição centenária, o desfile tem seu primeiro registro fotográfico por volta de 1915 e traz à tona um certo saudosismo. “Os bonecões resgatam uma tradição adormecida”, diz o secretário de Cultura e Eventos, Edson Beleza.

Foliã desde criança, a funcionária pública Wilce Cunha, a Tuti, tem boas recordações das brincadeiras, que geram um sentimento agradável: “Tenho carinho pelos bonecões. Cada um tem sua história, tenho orgulho de participar e fico feliz que a tradição se mantenha por tanto tempo“. Com anos de participação, Tuti incorporou o personagem da galinha e diz que faz muito sucesso entre as crianças. “Esse ano um pai se aproximou e pediu para tirar uma foto da filha com a galinha. Falou que a menina esperou o ano todo para ver o bonecão da galinha de novo. Me parou na praça para falar isso“. Ela ainda tem outra história para contar. Certa vez, um menino com síndrome de down desfilou ao lado da galinha o tempo todo. “Brincou, subiu e me abraçou. Quando acabou, eu tirei a máscara e lhe pedi um beijo. Ele negou e disse que só beijaria a galinha“, contou. “Aí, então, a mãe explicou que eu e a galinha éramos a mesma pessoa. Hoje, o menino me reconhece e me trata com carinho por onde me encontra“.

Para contribuir ainda mais com o valor artístico e cultural da folia dos bonecões, diversos artistas foram convidados para criar máscaras carnavalescas que enfeitarão o trajeto. A artista plástica, Márcia Cecília Gaspar Silveira, fala sobre o processo de criação: “Cada um desenvolveu um trabalho. São dez painéis para cada, frente e verso, vinte máscaras. O tema é livre, claro que ligado ao carnaval, mas cada um está criando de acordo com a arte que já desenvolve“. Os artistas envolvidos no projeto são Cristiano Lucas Leite, Rita Moura, Igor Spacek, Angela Paoliello,  Gersey, Pinheiro Cruz, Patrícia Bianchi, Inácio Rodrigues, Márcia Cecília Gaspar Silveira, Maria Helena Carnide dos Santos, Daniela Grandi, Luiz Fernando Bueno, Júlia Ferraz Holzhauser Carvalho e Carlos Henrique de Moraes Silva.

Esse ano, a folia dos bonecões ocorrerá nos dias 18,19, 20 e 21 de fevereiro, a partir das 16h, na praça da Matriz, no centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *