Bloco “Concentra Mas Não Sai” faz itinerância pelos bares de Campinas até o Carnaval

De bar em bar, mas sem desfilar pelas ruas. Esta é a filosofia do “Concentra Mas Não Sai”, um bloco que nasceu em Campinas em 2009 e que já inicia os ‘trabalhos’ deste ano no domingo (29), no BomBar, na Vila Industrial, e segue até o Carnaval fazendo uma itinerância por botecos da cidade.

 

Inspirado no movimento popular que surgiu no Rio de Janeiro e Bahia, onde foram criados os blocos que não desfilam, um dos mais famosos é o que foi criado por Beth Carvalho e ocorre nas Laranjeiras, no Rio, os organizadores defendem que “a concentração é mais legal do que o desfile”.

 

A festa é acompanhada de música de carnaval ao vivo com muito batuque, bateria, instrumentos de cordas e vocal da banda Trem Doido. O músico Marcelo Aragão, um dos integrantes da banda, foi um dos responsáveis por implantar a ideia em Campinas. “Esse movimento já existia em Minas Gerais, onde morei alguns anos, e, quando voltei a Campinas, trouxe para cá“, explica.

 

O evento cresce a cada ano. Em 2011 foram vendidas 130 camisetas e para 2012 foram confeccionadas 180, mas não é preciso comprá-la para participar. Basta aparecer no bar e compartilhar a folia.

 

Veja a programação

 

29/01 – 16 horas
Local: BomBar. Av. Dr. Sales de Oliveira, 1718, Vila Industrial (próximo a Metrocamp)

 

04/02 – 14 horas

Local: Bar do Zezinho. Av. Carlos Grimaldi, 1172, Vila 31 de Março (próximo ao condomínio Vila Verde)

 

10 e 16/02 – 18h30
Local: Bar do Peixe. Rua Adalberto Maia, 366, Taquaral

 

18/02 (sábado de Carnaval) – 14 horas
Local: Vila Bambu Bar. Rua Eleutério Rodrigues, 308, Vila Nova (rua do Covabra)

 

19/02 (domingo de Carnaval) 16 horas
Local: Joaquim Egídio – Praça Central (junto com o Bloco da Galinhada)

 

21/02 (terça de Carnaval) – 16 horas
Local: Joaquim Egídio – Praça Central

 

Bloco da Galinhada

 

O “Concentra Mas Não Sai” se junta ao Bloco da Galinhada, que tem a mesma banda e o mesmo fundador, no domingo de Carnaval, dia 19 de fevereiro. Criado em 2010, o bloco surgiu de uma conversa entre amigos sobre uma galinhada que seria feita para o aniversário de um deles. Como o Carnaval estava se aproximando, surgiu a ideia de fazer um bloco com esse nome. A Galinhada só desfila ao som de marchinhas e também está aberto para a participação do público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *