Alavanca reúne Apanhador Só e Garotas Suecas no Studio SP

Dia 2 de fevereiro (quinta), a Agência Alavanca volta ao Studio SP com Apanhador Só e Garotas Suecas, que se encontram para celebrar o verão a partir das 21h.

 

Da discotecagem especialmente preparada pelas DJs Kátia Mello e Manoela Miklos ao repertório das bandas, a festa é conduzida por canções ao mesmo tempo sentimentais, tropicais, algo psicodélicas e um pouco estranhas, que poderiam servir de trilha sonora para Inherent Vice, do escritor Thomas Pynchon.

 

Pop e experimental

 

De Porto Alegre, o Apanhador Só faz apresentação extra em São Paulo, depois de esgotar rapidamente os ingressos para show no SESC Carmo, dia 30 de janeiro. “Torcicolo“, “Paraquedas” e “Na Ponta dos Pés” estão entre as músicas inéditas que o quarteto promete mostrar ao público.

 

Essas e outras composições do vocalista e guitarrista Alexandre Kumpinski devem fazer parte do segundo álbum do grupo, um dos nomes mais ativos e elogiados da nova música popular brasileira.

 

Com Felipe Zancanaro (guitarra), Fernão Agra (baixo) e Martin Estevez (bateria), além de Kumpinski, o jovem combo funde referências com destreza, da MPB ao pós-rock, levando ao estúdio e aos palcos sua charmosa sucata percussiva.

 

Um Rei e o Zé“, “Nescafé” e “Balão-de-Vira-Mundo” são alguns dos petardos que fizeram com que os gaúchos ocupassem um grande número de listas de melhores discos nacionais de 2010. No mesmo ano, o Apanhador Só concorreu a Aposta MTV no Video Music Brasil, para onde retornou em 2011 como Revelação MTV, logo após ser laureado com três troféus no Prêmio Açorianos de Música – Melhor Disco Pop, Melhor Produtor e Melhor Projeto Gráfico.

 

Pop e soul

 

Reprocessando influências de ritmos negros americanos (o rock, o funk e o soul) a partir da tradição antropofágica brasileira (o tropicalismo dos Mutantes, a fase roqueira de Roberto Carlos e o groove de Tim Maia), o Garotas Suecas arrebata fãs dentro e fora do país com o balanço contagiante de seu álbum de estreia, Escaldante Banda.

Lançado em CD e LP no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, o disco alcançou repercussão internacional, com elogios em publicações como The New York Times, Washington Post, El País e Spin Magazine. Em terras brasileiras, o trabalho de Guilherme Saldanha (voz), Irina Bertolucci (teclado e voz), Tomaz Paoliello (guitarra e voz), Fernando Machado (baixo e voz) e Nico Paoliello (bateria e voz) rendeu indicação a Melhor CD Popular no 7º Prêmio Bravo! Prime de Cultura e apareceu nas principais listas de melhores discos brasileiros de 2010 (como o Top 10 da Rolling Stone e as votações da Folha de S. Paulo e d’O Globo).

 

Em 2011, o Garotas Suecas concorreu a Clipe do Ano (pelo vídeo de “Banho de Bucha”, estrelado pelo dançarino Jacaré, ex-É o Tchan) e Melhor Capa de Disco no Video Music Brasil da MTV, onde também se apresentou ao vivo, no encerramento da premiação. Ainda em 2011, o quinteto venceu na categoria Experimente do Prêmio Multishow, além de ter realizado um dos shows mais comentados do Festival Planeta Terra.

 

Após cinco turnês no exterior (quatro nos EUA e uma no Velho Continente), o Garotas Suecas prepara-se para gravar o segundo álbum em 2012.

 

Ouçawww.apanhadorso.comwww.bandagarotassuecas.com.br

 

::: Serviço :::

Baile de Verão da Alavanca

Quinta, 2 de fevereiro, a partir das 21h

Studio SP – Rua Augusta, 591, Centro – São Paulo, SP

Entrada: R$ 15 (lista – studiosp.org) e R$ 20 (na hora)

Censura: 18 anos

Capacidade: 450 lugares

(11) 3129-7040

www.studiosp.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *