Gigantes da Lira faz concurso para Rei Mominho em baile no Circo Voador

O bloco mirim Gigantes da Lira realiza no domingo, 5 de fevereiro, a partir das 17h, a 9ª edição do  seu tradicional Baile de Carnaval do Gigantes no Circo Voador, que este ano vai eleger o Rei Mominho do Carnaval Mirim. As inscrições para o concurso serão feitas na hora e os pequenos candidatos, que devem ter entre 4 e 10 anos de idade, serão avaliados pela sua cultura carnavalesca: samba no “pezinho” e pelo canto de  uma música de carnaval, por aclamação do público. “Valores como a democracia e cidadania são passados com pura brincadeira às crianças, já que toda a realeza do Gigantes da Lira passa por eleições, legitimadas pela aclamação da platéia do Circo Voador, desde 2004 ” conta Yeda Dantas, diretora do bloco. Os concursos de Princesa e Rei Mominho são bienais e alternados, portanto a cada ano acontece uma eleição.

 

Os pequenos e grandes foliões vão poder curtir muitas marchinhas carnavalescas com a Banda Gigantes de batuques e metais, comandada pelo Maestro Edimar Lima. Parceria do Gigantes da Lira com a Escola Nacional de Circo permitirá apresentações  circenses de variadas modalidades.

 

O Rei Mominho eleito receberá a coroa e o cetro do seu antecessor Theo Olivetto e vai se apresentar à frente do desfile do bloco ao lado de outros integrantes do grupo infantil, como o palhaço Doutor Giramundo; a Rainha do Carnaval Mirim, Grabrielly Nunes; as Princesinhas da Lira, Talita Martielo e Luísa Machado (eleitas no ano passado); o famoso casal na perna de pau, Guilherme Stutz e Mia Ferreira; os divertidos palhaços e o boneco Bobo da corte Gigante, símbolo do bloco.

 

O tradicional casal de mestre-sala e a porta-bandeira mirins, Matheus e Vitória, depois de 8 anos nos postos, se despede este ano e no baile passam suas funções ao novo casal mirim, Eric e Joanah, todos procedentes da “Mangueira do Amanhã”.

 

O 14º desfile do Gigantes da Lira será no domingo que antecede o carnaval, dia 12 de fevereiro, a partir das 9h, na Praça da General Glicério, em Laranjeiras.

 

Sobre o Gigantes da Lira

 

O Gigantes da Lira é um movimento artístico-cultural lírico e circense criado em 1999, no bairro das Laranjeiras, na forma do pioneiro e homônimo bloco do folião mirim, hoje uma tradição na cidade do Rio de Janeiro. Ao longo de 13 anos de trabalho contínuo, o Gigantes da Lira estabeleceu-se como um pólo aglutinador de idéias e manifestações artísticas, marcando culturalmente através dos seus eventos, datas como Carnaval, Aleluia, São João, Dia da Criança e Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *