Festival Regional de Curta Metragem de Atibaia está de volta

O ano de 2012 traz de volta uma das atividades que mais agitam a cena cultural de Atibaia e região: o Festival Regional de Curta Metragem de Atibaia, realizado pela Secretaria de Cultura e Eventos do município.

 

Criado em 2006, com a intenção de identificar, apoiar, desenvolver, fomentar e democratizar a criação audiovisual na região, o Curta Atibaia – depois de uma pausa em 2011 para algumas reformulações – apresenta em sua sexta edição um formato muito mais abrangente. Com ações inéditas, o festival se renova na difusão da produção de curtas metragens regionais contemporâneos e tem como foco a discussão do conteúdo audiovisual ao longo de sete meses. Além da mostra competitiva, o festival se estenderá até julho, com atividades paralelas mensais, como oficinas técnico-audiovisuais e mostras de filmes, abertas ao público e com espaço de discussão das obras, fornecendo um maior embasamento, já visando a edição de 2013.

 

Mostra competitiva

 

Com a proposta de difundir a produção audiovisual regional e promover um maior intercâmbio entre os realizadores das obras e o público, a Mostra Competitiva de 2012 traz os realizadores como os grandes protagonistas das discussões acerca do formato audiovisual, seus recursos expressivos, experimentações, efeitos de sentido, entre outros aspectos. São 17 obras selecionadas que irão concorrer às sete categorias de premiação: Prêmio de Melhor Vídeo do Festival, Prêmio Tizuka Yamazaki, Prêmio André Carneiro, Prêmio Euclides Sandoval de Nanometragem, Prêmio César Mêmolo Jr. de Nanometragem, Prêmio Oswaldo Barreto, e Menção Especial do Júri. Totalizando mais de 12 mil reais em premiações. Filmes desenvolvidos pelo Projeto Cinema e Cidadania também serão exibidos ao público, sem concorrerem à premiação.

 

A Mostra Competitiva terá a exibição das obras selecionadas nos dias 27 e 28, no Centro de Convenções Victor Brecheret, às 21 horas, e o ingresso é uma garrafa pet vazia. Dia 29, domingo, a partir das 20 horas será a sessão de premiação dos vencedores e encerramento da mostra. Para consolidar o caráter multicultural do festival, após cada sessão de filmes será apresentado um show musical. Na sexta-feira é a vez da cantora Lica Tito, no sábado o grupo Os Visitantes, e no domingo Paulinho Paes.

 

Atividades paralelas

 

Oficina de Crítica Cinematográfica

 

Neste sábado, dia 21, inicia a sequência de oficinas mensais, com o tema Crítica Cinematográfica, ministrada pelo especialista em jornalismo cinematográfico Celso Sabadin. E tem o objetivo de expor as técnicas da Crítica de Cinema por meio da análise dos elementos que compõem o produto cinematográfico, como argumento, roteiro, direção de arte, fotografia, montagem e pós-produção. Além de analisar os aspectos artísticos, comerciais e mercadológicos dos filmes, bem como técnicas de jornalismo aplicadas à crítica cinematográfica. A oficina acontece no Fórum da Cidadania, a partir das 9 horas.

 

Cinema Para Todos

 

Nos dias 23 e 24 de janeiro, o Curta Atibaia traz para a cidade, em parceria com o Instituto Sustentar, o projeto “Cinema Para Todos”. Voltado para as comunidades carentes, o projeto itinerante busca levar conhecimento e cultura para a população. Serão dois dias de acesso a filmes, numa sala de exibição tradicional, adaptada em uma carreta, que se transforma em cinema. Tudo é gratuito, incluindo pipoca, refrigerante, e importantes dicas de saúde. A carreta estará na Praça Migrante Nordestino, s/nº, no Jardim Imperial, com a seguinte programação:

 

Dia 23 de janeiro:

– das 09h às 11h, “Tigrão – O Filme”
– das 11h às 13h, “Toy Story 2”
– das 14h às 16h, “Carros”
– das 16h às 18h, “A Grande Família”
– das 18h às 20h, “ O Auto da Compadecida”

 

Dia 24 de janeiro:

– das 09h às 11h, “Ao Três Mosqueteiros ( Mickey)”
– das 11h às 13h, “Tinker Bell – Uma Aventura no Mundo das Fadas”
– das 14h às 16h, “Sharpay – A Fabulosa Aventura da Sharpay”
– das 16h às 18h, “A Bela e a Fera”
– das 18h às 20h, “Piratas do Caribe – O Mistério da Pérola Negra”

 

Outras informações no site www.curtaatibaia.com.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *