Companhia jovem de dança contemporânea traz espetáculos para Campinas

A programação de dança do Sesc Campinas nesta semana apresenta a J.Gar.Cia., companhia jovem que cria arte contemporânea todos os gostos, idades etc. Comandada pelo coreógrafo Jorge Garcia, seus espetáculos misturam movimentos de intenso vigor físico com momentos de reflexão literária, música erudita, popular brasileira e até punk-rock, influenciado por Sex Pistols.

 

Nesta sexta-feira (20), a Cia apresenta dois espetáculos seguidos. “Interlúdio 2010”, protagonizado por quatro dançarinas que fundem dança contemporânea com o universo clown, de humor sutil e movimentos livres, e o solo de Jorge Garcia, “Nihil Obstat” (“Nada Impede”).

 

Além das apresentações, o grupo oferece um workshop segmentado em dança contemporânea, com estudo sobre ferramentas de criação e dança em vídeo.

 

Jorge Garcia, que já coreografou para grupos internacionais em óperas, teatros, circo e cinema, fundador do Teatro Coreográfico e do Grua, grupo de improviso, vídeo e performance, criou a J.Gar.Cia em 2005 como maneira de aprofundar sua pesquisa de linguagens e dança.

 

Confira a programação

 

20/01 – Espetáculos

 

“Interlúdio 2010”

Trabalho protagonizado por quatro mulheres que aparecem à frente da cortina do teatro (proscênio), que se encontram e se deparam com o público. Mulheres diferentes que buscam em seus personagens uma ampliação de suas próprias características. A partir daí, partes de seus corpos começam a ganhar movimentos involuntários e, por meio destes estímulos, será desenvolvida uma gestualidade onde o universo clown, associado à dança contemporânea, se funde com outras técnicas para se construir um humor debochado, sarcástico e dinâmico.

 

Com figurino e roteiro de Jorge Garcia, “Interlúdio” é protagonizado por Natália Mendonça, Martina Sarantopoulos, Patrícia Bergantin, Natasha Vergílio ou Lina Gómez/ Amanda Raimundo.

 

“Nihil Obstat”

 

Solo de Jorge Garcia, que significa “Nada Impede”, atenta para a liberdade e a possibilidade de transformação, em cada lugar e a cada momento. Com Henrique Iwao, pesquisador sonoro e músico experimental, o trabalho é instigado pelo manuseio de miniamplificadores pelo espaço cênico, buscando um movimento sonoro em diferentes níveis e interferindo na movimentação física do intérprete.

 

Horário: a partir das 20 horas

Entrada: gratuita (retirada de ingressos na Central de Atendimento)

 

Workshop

 

Dança Contemporânea

 

O workshop orientado por Jorge Garcia é direcionado a profissionais e estudantes de dança e teatro e conta com o ensino das técnicas de dança contemporânea trabalhadas pela Cia., que tem uma linguagem própria em sua abordagem coreográfica, estética e temática, levantando questões sobre o corpo, suas possibilidades e como transformá-lo.

 

A Cia. utiliza-se da diversidade de linguagens artísticas como ferramenta de criação, tem como foco também o estudo da dança em vídeo e no entorno urbano, priorizando a busca de um corpo versátil que se aproxime ao máximo do particular e contemporâneo.

 

Data: 21 de janeiro

Horário: 10 horas

Participação: gratuita (inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.)

 

::: Serviço :::

Sesc Campinas: Rua Dom José I, 333. Bonfim. (19) 3737-1500

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *