Gipsy Kings com Nicolas Reyes e Tonino Baliardo

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 5 janeiro, 2012 17:41

Gipsy Kings com Nicolas Reyes e Tonino Baliardo

Um dos grupos de maior sucesso e popularidade no mundo, Gipsy Kings apresenta-se no Brasil. Criada na década de 80, a banda já vendeu mais de 14 milhões de álbuns ao redor do mundo e conquistou fãs com seus hits flamencos como BamboleoVolare.

 

Premiados com discos de ouro e platina diversas vezes, os músicos trazem o som de sua world music consagrada para o deleite dos fãs brasileiros.

 

Com realização da TIME FOR FUN, as apresentações acontecem no Rio de Janeiro, dia 27 de março, e em São Paulo, dia 28 de março.

 

Clientes CredicardCitibank e Diners contam com pré-venda exclusiva entre09 e 15 de janeiro. O público em geral poderá adquirir os ingressos a partir de 16 de janeiro. Informações sobre valores dos ingressos e serviço serão divulgadas em breve.

 

GIPSY KINGS

 

Ao longo dos anos, o Gipsy Kings, cujos membros vindos de assentamentos de ciganos no Arles e Montpelier, no sul da França, inclui cantores e violonistas das famílias Reyes (Canut, Nicolas, Pablo e Patchai) e  Baliardo (Diego, Paco e Tonino). O vocalista Nicolas Reyes é filho do famoso cantor de flamenco José Reyes, que, com Manitas de Plata, vendeu milhões de discos nos anos 1960 e 70. O violão vigoroso e vocais apaixonados são marcas registradas de uma tradição musical indígena conhecida como “rumba flamenca”.

 

Não há outros exemplos de uma banda de língua não-inglesa (a língua do grupo é o dialeto cigano de Gitane) com tamanho sucesso nos Estados Unidos. Desde o lançamento em 1987 do hit Bamboleo, do álbum homônimo de estreia e de platina, o Gipsy  Kings tem dominado as paradas da World Music e já vendeu mais de 14 milhões álbuns em todo o mundo, sendo mais de quatro milhões nos Estados Unidos. A compilação The Best of Gipsy Kings é disco de platina e permaneceu nas paradas por mais de um ano.

 

Álbuns de ouro como MosaiqueAllegria, Mundo Este, Gipsy Kings Live, Love & Liberté, Tierra Gitana, Cantos de Amor,  Volare e The Very Best of Gipsy Kings têm presença constante nas paradas da Billboard. As canções da banda têm sido utilizadas em inúmeros filmes, incluindo o filme de Peter Weir, Fearless e de Joel e Ethan Cohen, The Big Lebowski.

 

Dois especiais para o canal americano PBS-TV contribuíram para a história de sucesso do grupo. O documentário Tierra Gitana, que foi ao ar em centenas de canais de televisão em 1996, explora as raízes da banda na cultura cigana e o rico patrimônio em cultura flamenca dos membros das duas famílias. Filmado em shows e nos acampamentos ciganos de Arles, Tierra Gitana fornece uma rápida ideia do estilo de vida de um povo vibrante e tradicional. O filme de uma hora foi lançado como um vídeo caseiro em dezembro de 1996. Um segundo programa, filmado durante um show em Washington, capta a emoção de uma apresentação ao vivo do grupo em um especial de uma hora, transmitido por muitos canais da PBS-TV.

 

Para o último lançamento do grupo, Roots, indicado ao prêmio Grammy, os membros do Gipsy Kings escolheram ficar em uma pequena vila de St. Andre de Buegues, no sul da França, juntamente com a colaboração do  produtor Craig Street. Pela primeira vez em anos, a banda gravou sem um kit de bateria, sintetizador ou baixo elétrico, trazendo a música mais próxima de suas origens flamencas. A revista Billboard considerou o disco um “tesouro” e  a revista People afirmou: “Muito além da restrição de linguagem, estas 16 músicas vão repercutir em todos que amam a verdadeira e meticulosamente executada música”.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 5 janeiro, 2012 17:41


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!