22ª Exposição Franciscana de Presépios

Durante a época natalina, os presépios ilustram o significado do Natal, juntamente com as luzes, guirlandas, árvores enfeitadas. Mais um ano a ordem Franciscana de São Paulo promove uma exposição de presépios, oferecendo uma alternativa para meditar durante a época. De 7 a 30 de dezembro, exceto dias 24 e 25. Entrada gratuita.

 

Na ocasião, estarão expostos diversos presépios dos países Angola, Brasil, Colômbia, Portugal, Bolívia, México, Polônia, Itália e Espanha. Uma oportunidade de conhecer como é demonstrada a fé em lugares tão diferentes entre si. A coleção própria do Convento São Francisco conta com mais de 800 obras e a exposição anual acontece desde 1989 e recebe cerca de 10 mil pessoas por ano. O convento também organiza visitas em grupo com agendamento prévio.

 

A representação do Nascimento de Jesus é registrada em relevos do século III e IV. As primeiras representações narram o Menino Jesus com Maria e José ou apenas o boi, o jumento e o Menino deitado na manjedoura. Muito poucos são os exemplares da representação desse episódio. Certamente foi com São Francisco de Assis que iniciou a tradição de montar os presépios. Foi na noite de 1223, na cidade italiana de Greccio, que Francisco celebrou o Natal e encenou o Nascimento de Jesus. Os biógrafos citam a cena da noite preparada com tochas, numa gruta entre o boi e o jumento, uma criança. A criativa encenação de São Francisco agradou e se tornou conhecida pelo mundo inteiro. A divulgação e propagação desse acontecimento se deve, em grande parte, aos franciscanos.

 

::: Serviço :::

Exposição de Presépios do Convento São Francisco de Assis
Data: de 7 a 30 de dezembro (24 e 25 não haverá visitação)
Horário: das 10h às 18h
Local: Convento São Francisco de Assis
Endereço: Largo São Francisco, 133 (ao lado da Faculdade de Direito) – Sé
Grátis
Telefone: (11) 3291-2400
Site: www.franciscanos.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *