osgemeos e Frederico Coelho discutem a irreverência nas artes plásticas, dentro do ciclo Humor & Companhia, do CCBB

Entre o final dos anos 1960 e início dos 1980, os artistas estavam insatisfeitos com a ditadura e com o regime das artes no país. Como essa insatisfação se manifestou na produção artística do período? Podemos afirmar que a street art é herdeira da rebeldia e irreverência dessa geração de artistas?

 

Para responder a essas perguntas, o Centro Cultural Banco do Brasil reúne, no dia 13 de dezembro, a partir das 18h30, os grafiteiros paulistanos osgemeos e o curador, ensaísta e professor da PUC-Rio, Frederico Coelho, no último debate do ciclo Humor & Companhia – O Humor na Mídia e nas Artes. O encontro será mediado pela jornalista de O Globo, Suzana Velasco, e terá  apresentação de imagens de obras de artistas dos anos 1960/80 e de osgemeos.

 

O ciclo de debates e atrações Humor & Companhia estreou em março e levou ao CCBB artistas do primeiro time das artes no país, como Denise Fraga e Ruy Castro, Jorge Loredo (Zé Bonitinho) e Rafael Cortez, Marcelo Rubens Paiva e Domingos Oliveira, Paulinho Serra e Cláudio Gonzaga Torres, Alvaro Assad e Vanda Jaques, Leo Jaime e Eduardo Dussek, Amir Haddad e Flávio Marinho, Antonio Prata e Tutty Vasques, em debates mediados por Joaquim Ferreira dos Santos, Patrícia Kogut, Aroeira, Mauro Ventura entre outros nomes.

 

O trabalho dos paulistanos Gustavo Pandolfo e Otávio Pandolfoosgemeos, está ligado à vivência da dupla em São Paulo, o grande melting pot cultural brasileiro. Centrada na construção de um imaginário próprio e peculiar, sua obra mescla elementos do folclore nacional com outros ligados ao desenvolvimento da street art. As telas seguem a tradição do retrato, com personagens centrais em padrões multicoloridos e envoltos numa aura surreal. As instalações oníricas incorporam carros, barcos e bonecos cinéticos gigantes à pintura de parede em grande escala. Entre as últimas exposições individuais da dupla estão: Nos Braços de um Anjo – Galleria Patricia Armocida, Milão (Italia); Vertigem – CCBB Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília; Museu Colecção Berardo, Lisboa (Portugal); Too Far Too Close – Deitch Project Gallery, New York (USA), entre inúmeras outras mostras.

 

Frederico Coelho é pesquisador, ensaísta e professor de Literatura Brasileira e Artes Cênicas da PUC-Rio. Foi assistente de curadoria do MAM-RJ entre 2009 e 2011. Participa como pesquisador associado do Núcleo de Estudos em Literatura e Música (NELIM) da PUC-Rio. Escreveu artigos para revistas e periódicos como Sibila, Estudos Históricos, Margens, Errática, Grumo, Revista de História da Biblioteca Nacional, Acervo, Cultura Brasileira Contemporânea, Ramona e Vogue. Além disso, publicou artigos em coletâneas sobre música, futebol e comportamento e organizou, ao lado de Santuza Naves e Tatiana Bacal, o livro MPB – Entrevistas (Editora UFMG,2005). Trabalhou como pesquisador e publicou artigo no catálogo da exposição Tropicalia – A Revolution in Brazilian Culture (Cosac Naify, 2006). Em 2006, participou da pesquisa e da elaboração de conteúdo do site www.tropicalia.com.br. Organizou três livros da série Encontros, da Azougue Editorial: Tropicália com Sérgio Cohn (2008), Tom Jobim com Daniel Caetano (2011) e Silviano Santiago (2011). Lançou os livros Museu de Arte Moderna – Arquitetura e Construção (organizador, Cobogó, 2011), Livro ou livro-me – os escritos babilônicos de Hélio Oiticica (EdUERJ, 2010) e Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado – cultura marginal no Brasil 1960/1970 (Civilização Brasileira, 2010).

 

O debate Artes Plásticas: Irreverência e Rebeldia será realizado no Teatro I. As senhas para o evento podem ser retiradas com uma hora de antecedência, na bilheteria. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura

 

::: Serviço :::

Evento: Humor & Companhia – O Humor na Mídia e nas Artes
Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves

 

Debate: Artes Plásticas: Irreverência e Rebeldia

Data: 13.12.2011 – Terça-feira

Horário: 18h30

Debatedores: osgemeos Frederico Coelho

Mediação: Suzana Velasco

Evento: Exibição de imagens de artistas dos anos 1960/80 e de osgemeos

Classificação indicativa: 12 anos

ENTRADA FRANCA – mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *