Grupo Roda Gigante no Sesc Ginástico

“A alegria é o afeto que aumenta a nossa potência de agir”. As palavras do filósofo Spinoza servem perfeitamente para traduzir o trabalho do grupo de palhaços Roda Gigante que sobe ao palco do Sesc Ginástico, dia 14, para apresentar aos cariocas seu espetáculo “O Sentido da Vida”, um musical irreverente que reflete, através da comédia, seu olhar particular sobre a vida. Formado por profissionais da arte e da saúde, o grupo vem desde 1995 atuando em hospitais da cidade, promovendo encontros que visam criar estratégias para produção de saúde.

 

No palco, os palhaços-doutores se divertem e passeiam por diversos estilos musicais: do rock ao popular, com destaque para instrumental “Lumpy Gravy – Part 1”, de Frank Zappa e “Besta é Tu”, dos Novos Baianos, numa versão em samba de partido-alto, que promete colocar o público para dançar. Todas as músicas são executadas ao vivo com instrumentos convencionais e outros inventados.

 

Com direção teatral de Flavia Reis, os integrantes do grupo – Guilherme Miranda (que também assina a direção musical, os arranjos e, em cena, interpreta o maestro Adamastor), Cristiana Brasil (Batuca), Diogo Cardoso (Simplício), Éber Inácio (Inácio), Florência Santangelo (Cucaracha), Julia Schaeffer (Shei-Lá), Kadu Garcia (Provisório) e Marcos Camelo (Totó) – iniciaram, há um ano e meio, uma profunda pesquisa baseada em suas vivências como palhaços. “Amor, vida, morte, política… procuramos algo que refletisse nosso trabalho em casas de espetáculos e enfermarias de hospital”, conta Guilherme.

 

SOBRE O GRUPO RODA GIGANTE

 

A experiência adquirida em hospitais públicos uniu os 12 artistas do Grupo Roda Gigante, formado há três anos, no Rio de Janeiro. Sob coordenação de Flávia Reis, que há 16 anos atua nesta área, o grupo desenvolve uma pesquisa continuada sobre a atuação do palhaço em ambientes hospitalares e sua potência promotora de saúde.

 

Além das intervenções regulares nos hospitais, o grupo se encontra semanalmente para experimentar novas possibilidades de interação dos palhaços com a cidade. Em 2010, o grupo realizou diversas apresentações do musical “O Sentido da Vida” em comunidades como Complexo da Maré e AfroReggae, em casas de espetáculos como Circo Voador e  Teatro Nelson Rodrigues e em hospitais parceiros, que recebem semanalmente a visita dos palhaços.

 

O projeto completa três anos de trabalhos patrocinados por empresas privadas através das leis de incentivo.

 

Mais informações, acessewww.rodagigante.org

 

::: Serviço :::

TEATRO SESC GINÁSTICO

Data: dia 14 de dezembro, às 19h

Endereço: Avenida Graça Aranha, 187 – Centro – RJ

Entrada: 1kg de alimento não perecível.

Tel:(21) 2220-8394.

Não recomendado para menores de 16 anos.

80 min.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *