Curitiba se ilumina para o Natal

Tempo de compartilhar amor, esperança, paz e solidariedade. Uma data de confraternização e de reencontros para relembrarmos o nascimento de Jesus Cristo. Uma ocasião para celebrarmos a vida. Afinal, é Natal. E para tornar essa época ainda mais especial, Curitiba recebe um espetáculo inédito em todo o Brasil: a Galeria de Luz.

 

Composta por uma sequência de arcos e portais luminosos que proporcionam efeitos de perspectiva e profundidade, seguindo um esquema arquitetônico desenhado originalmente por Leonardo Da Vinci, a Galeria é uma obra do designer e artista italiano Valerio Festi, reconhecido por seus trabalhos no exterior, como a homenagem realizada no aniversário do terremoto de Kobe, no Japão, e a arquitetura de luz das Galeries Lafayette, em Paris, na França. As mais de 50 mil lâmpadas utilizadas criam desenhos que se revelam a cada passo do público.

 

Instalada em uma tradicional via da cidade, a Rua XV de Novembro, entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto, a Galeria faz parte das atrações especiais que a Prefeitura de Curitiba, através do Instituto Municipal de Turismo, preparou para mais uma vez fazer de Curitiba a Capital do Natal. “É um espetáculo maravilhoso, surpreendente e que, com certeza, vai agradar a todos. Além de encantar curitibanos e turistas, esperamos fazer com que os visitantes permaneçam mais tempo na cidade”, afirma Juliana Vosnika, presidente do Instituto.

 

O Desfile da Luz também integra o espetáculo, que tem incentivo da Lei Rouanet e apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Bailarinos e malabaristas locais percorrem toda a Galeria em 20 palcos móveis, levando magia e emoção para os espectadores através de um conto natalino inspirado na Itália do século XV que resgata toda a emoção do verdadeiro significado do Natal. São 50 artistas empenhados no show, que conta com a participação de bailarinos da Companhia de Dança Masculina Jair Moraes e coreografia do mâitre do Ballet Teatro Guaíra, Jair Moraes. A história é narrada pelo ator curitibano Luís Melo. “Também procuramos valorizar os artistas locais. 90% dos que participam do espetáculo são do Paraná”, diz Juliana.

 

Além disso, no local também é possível fazer o Natal de alguém mais feliz. Ao lado da Galeria, há um painel de “Pinheiros de Luz”, iluminado através de doações do público. A cada contribuição, a pessoa recebe uma lâmpada para instalar no grande painel. Com a ajuda de todos, um lindo mural luminoso será criado, e toda a renda arrecadada entregue a instituições parceiras da Fundação de Ação Social (FAS) e do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).

 

Programação completa

 

A Galeria de Luz fica em Curitiba até o dia 06 de janeiro. O Desfile da Luz acontece até 23 de dezembro, de terça a quinta-feira às 20h15 e sexta-feira às 21h30. Nos dias em que não há espetáculo, a Galeria também fica acesa e tem sonorização especial.

 

Além disso, o Instituto Municipal de Turismo preparou um portal exclusivo que reúne informações sobre todas as apresentações, feiras, decorações, exposições, manifestações religiosas, ações solidárias e os presépios que acontecem na cidade. “Dessa forma, fica muito mais fácil, para turistas e moradores de Curitiba, se programar para conferir os espetáculos desejados. Basta acessar www.curitibacapitaldonatal.com.br”, explica Juliana.

 

::: Serviço :::

Galeria de Luz

De 01 de dezembro a 06 de janeiro

 

Desfile da Luz

De 01 a 23 de dezembro – Terça a quinta-feira às 20h15 e sexta-feira às 21h30

 

Curitiba Capital do Natal

www.curitibacapitaldonatal.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *