Rodrigo Naves, Sérgio Sister e Maria Eduarda Marques debatem a obra de Mira Schendel no IMS-SP

Por ocasião da abertura da mostra Mira Schendel, pintora, o Instituto Moreira Salles de São Paulo organiza, no dia 10 de dezembro (sábado), às 16h, uma mesa-redonda com a participação da curadora da exposição Maria Eduarda Marques, do crítico de arte Rodrigo Naves e do artista plástico Sérgio Sister. A entrada é gratuita e os lugares são limitados (80 lugares). A proposta da mesa é debater a produção pictórica da artista plástica entre os anos 1950 e 1980.

 

Ao longo de sua carreira, Mira Schendel trabalhou com diferentes materiais e linguagens, sendo mais conhecidos seus trabalhos em papel, tais como as monotipias e os objetos gráficos. Mas a pintura sempre permeou sua trajetória artística. Na mostra, com 29 obras, são apresentadas telas que exemplificam as diversas fases dessa produção. Entre as décadas de 1950 e 1960, Mira Schendel produziu naturezas-mortas e telas que podem ser relacionadas com a obra do pintor italiano Giorgio Morandi, bem como óleos e têmperas nos quais introduziu letras e palavras. Na mesma época, a artista realizou as chamadas pinturas matéricas, que apresentam texturas compactas, como massa, cimento e areia. Já nos anos 1980, Mira passou a produzir têmperas monocromáticas de superfície fosca e aveludada, sobre as quais aplicava figuras geométricas em folha de ouro ou traçava formas quase invisíveis com linhas tênues e leves incisões. A mostra também apresenta exemplos dos Sarrafos, obras que tensionam as fronteiras entre a pintura, a escultura e o desenho. Segundo a curadora Maria Eduarda Marques, em Mira Schendel, pintora, é possível perceber que muitos dos conteúdos que a artista desenvolveria em outros suportes (questões ligadas à fenomenologia, por exemplo) surgem primeiramente de suas experiências no campo da pintura.

 

::: Serviço :::

Mira Schendel, pintora

Mesa-redonda: 10 de dezembro (sábado), às 16h, com a curadora Maria Eduarda Marques, o crítico de arte Rodrigo Naves e o artista plástico Sérgio Sister.

A entrada é gratuita e os lugares são limitados (80 lugares).

 

Exposição: de 7 de dezembro a 11 de março de 2012

De terça a sexta, das 13h às 19h

Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h

Entrada franca

Classificação livre

 

Instituto Moreira Salles – São Paulo

Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis

Tel.: (11) 3825-2560

www.ims.com.br

http://twitter.com/imoreirasalles

www.blogdoims.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *