Enrico Bianco, amigo e ex-assistente de Portinari apresenta trabalhos inéditos em mostra individual

O artista plástico Enrico Bianco, que chegou ao Brasil em 1937, fugido do regime de Mussoline na Itália e seis meses depois conheceu Portinari, tornando-se seu amigo e assistente, realiza uma mostra individual na galeria Colecionador desde o dia 24 de novembro. Hoje, aos 93 anos, Bianco vai mostrar uma coleção inédita de desenhos e pinturas com linguagem gráfica inspirada em temáticas regionais brasileiras. Crayon sobre papel, acrílica, óleo sobre papel e tela e técnica mista fazem parte do universo da criação de Enrico Bianco.

 

Sua vida se entrelaça com personagens e movimentos artísticos importantes criando assim um ícone com valor histórico para o Brasil. Ainda na Itália, Bianco teve uma educação artística exemplar, tendo como professor do diretor do museu do Vaticano, Deoclésio Redij. No Brasil, conviveu com Burle Marx, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Lúcio Costa, entre outros, desenvolvendo sua arte em meio a esses grandiosos artistas do movimento modernista.

 

Para a individual na galeria Colecionador, Enrico Bianco expõe principalmente trabalhos feitos com óleo, tinta acrílica e carvão, e, apesar de ter produzido algumas telas, privilegia o papel como suporte. Seu traço deu forma a temas já característicos de sua obra, como os nus, boiadeiros, paisagens e natureza morta.

 

::: Serviço :::

Local: Galeria Colecionador
Endereço: Shopping Cassino Atlântico – Av.Atlântica – 4.240 – loja 224 – Copacabana
Telefone: (21) 2522-4796
Exposição: de 25 de novembro a 14 de dezembro de 2011
Seg-Sex 10-19 hrs / Sab 13-19 hrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *