Concerto gratuito do Ensemble Mentemanuque une canções brasileiras e japonesas no MASP

A Fundação Japão apresenta no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) um concerto gratuito no dia 11 de dezembro de 2011, às 15h, com o grupo musical Ensemble Mentemanuque, reunindo 14 peças brasileiras e japonesas para voz, violão, viola caipira, piano, marimba e vibrafone.

 

O programa, que é dividido em quatro temas distintos (Flores, Lua, Côco e Entardecer), será executado por Yuka de Almeida Prado (voz), Gustavo Costa (violão, viola caipira e arranjos), Rubens Ricciardi (piano) e Eliana Sulpício (percussão), professores do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).

 

O músico Gustavo Costa é integrante do Quarteto Brasileiro de Violões, que acaba de ganhar o Grammy Latino 2011 na categoria melhor álbum de música clássica com o quinto CD do grupo, “Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos”.

 

“A diversidade cultural, o mosaico de povos e raças que compõem a nação brasileira é um forte elemento que promove a fusão de horizontes enriquecendo desta forma, a canção brasileira”, afirma Yuka de Almeida Prado, sobre o repertório a ser apresentado.

 

Ensemble Mentemanuque

 

Pertencente ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, foi fundado em 1993 por Rubens Ricciardi, Diósnio Machado Neto e Domingos Iunes Elias. Trata-se de um grupo de música de câmara voltado à divulgação da música brasileira contemporânea e a resgates histórico-musicológicos – numa relação indissociável entre composição, interpretação e pesquisa musical. Constituído inicialmente por solistas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, e, desde 2003, por solistas (docentes e alunos) da USP, o grupo se apresentou em Ribeirão Preto, São Paulo, Prados, Tiradentes e Santos, além de ter gravações de concertos pela Rádio Cultura-FM de São Paulo e pela Rádio BBC de Londres.

 

::: Serviço :::

Concerto Canções Brasileiras e Canções Japonesas

Ensemble Mentemanuque
Voz: Yuka de Almeida Prado
Violão, viola caipira e arranjos: 
Gustavo Costa
Piano: Rubens Russomano Ricciardi
Percussão:
 Eliana Guglielmetti Sulpício

Data: 11 de dezembro de 2011 (domingo), às 15h

Local: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) – Grande Auditório
Endereço: Av. Paulista, 1578 (metrô Trianon-MASP – linha Verde)
Cerqueira César – São Paulo
Tel.: (11) 3251-5644

Entrada gratuita

Lotação limitada à capacidade do auditório.
Capacidade: 
374 lugares

Duração: 90 minutos, sem intervalo

Classificação livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *