Antonio Prata e Tutty Vasques discutem o humor na crônica brasileira, com mediação de Joaquim Ferreira dos Santos

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 6 novembro, 2011 04:40

Antonio Prata e Tutty Vasques discutem o humor na crônica brasileira, com mediação de Joaquim Ferreira dos Santos

Dando sequência ao projeto Humor & Companhia, o Centro Cultural Banco do Brasil realiza, na terça 08 de novembro, debate sobre o humor na crônica brasileira, uma das modalidades jornalísticas mais apreciadas na mídia impressa. Participam do encontro os jornalistas e cronistas Antonio Prata, Tutty Vasques e Joaquim Ferreira dos Santos. Durante o debate, serão lidas crônicas de Prata e Vasques.

 

O ciclo de debates e atrações Humor & Companhia estreou em abril e levou ao CCBB artistas do primeiro time das artes no país, como Denise Fraga e Ruy Castro, Jorge Loredo (Zé Bonitinho) e Rafael Cortez, Marcelo Rubens Paiva e Domingos Oliveira, Paulinho Serra e Antonio Torres Gonzaga em debates que tiveram como tema o humor na mídia e nas artes.

 

O último encontro do projeto será no dia 13 de dezembro e nele serão discutidos o papel do humor e da irreverência nas artes plásticas brasileiras, dos anos 1970/80 até hoje. Participam do debate os grafietiros paulistanos osgemeos, o artista plástico Luiz Zerbini e o curador Fred Coelho.

 

Antonio Prata é escritor e cronista. Tem oito livros publicados: Cabras, Caderno de Viagem (com Paulo Werneck, Chico Mattoso e Zé Vicente da Veiga, prefaciado por Antonio Candido), Douglas e Outras Histórias, Escola Viva, As Pernas da Tia Corália, Estive Pensando, O Inferno Atrás da Pia, Adulterado (crônicas escritas por seis anos para adolescentes, na revista Capricho) e Meio Intelectual, Meio de Esquerda, também de crônicas. Para a TV, escreveu episódios das séries Sexo Frágil (Globo, 2002), Descolados (MTV-Mixer, 2009), O Negócio (HBO-Mixer, 2009, em produção) e foi colaborador da novela Bang Bang (Globo, 2005/2006). Tem dois roteiros de longa-metragem finalizados: A Última das Guerras, em parceria com Paulo Morelli e Nina Crintzs, e Purgatório (Villas Boas filmes), parceria com Chico Mattoso. Escreve crônicas para diversos veículos de comunicação e tem uma coluna semanal no caderno Cotidiano, do jornal Folha de São Paulo, às quartas. É colaborador de roteiro na próxima novela de João Emanuel Carneiro, no horário das nove, na Globo, a estrear em março de 2012.

 

Tutty Vasques é o pseudônimo do jornalista Alfredo Ribeiro, que até o final dos anos 1990 foi repórter, editor e fundador da Folha de São Paulo, do Jornal do Brasil e da revista Veja Rio, respectivamente. Jornalista metido a humorista — e vive-versa –, atualmente é colunista do jornal Estado de S. Paulo e do portal do Estadão, na Internet, desde setembro de 2007. Nascido no velho Jornal do Brasil, colaborou com as revistas Época, Veja e Veja Rio, entre outras. Publicou um livro de crônicas, Nem Tutty É Verdade, pela Nova Fronteira). Participa da coletânea Cem Melhores Crônicas Brasileiras, organizada por Joaquim Ferreira dos Santos, para a editora Objetiva. Estreou na web em 2000 no time de cronistas da revista eletrônica NO (Notícia e Opinião). Fundou e esteve à frente do site NoMínimo durante os cinco anos de sua existência até junho de 2007.

 

::: Seviço :::

Evento: Humor & Companhia – O Humor na Mídia e nas Artes
Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves

Debate: Mídia Impressa – Crônica e Humor

Data: 08.11.2011 – Terça-feira

Horário: 18h30

Debatedores: Antonio Prata Tutty Vasques

Mediação: Joaquim Ferreira dos Santos

Evento: Leitura de crônicas de Prata e Vasques

Classificação indicativa: 12 anos

ENTRADA FRANCA – mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO

 

13 DEZEMBRO

 

ARTES PLÁSTICAS: IRREVERÊNCIA E REBELDIA NOS ANOS 1970/80

Debatedores: Fred Coelho, Luiz Zerbini e osgemeos
Mediação: Suzana Velasco
Evento: Exibição de imagens de artistas dos anos 1970/80

 

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 6 novembro, 2011 04:40


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

MIB: Homens de Preto

Facebook

Kardec