Leitura dramática marca lançamento de A teatralidade do humano no SESC Vila Mariana

Henrique Schafer fará leitura de trechos do livro na noite de lançamento, em 10 de novembro, no SESC Vila Mariana, em evento que reúne atores, pesquisadores, profissionais de cultura e autores dos 50 textos que compõem a obra.

 

O ator Henrique Schafer é uma das atrações do lançamento em São Paulo de A teatralidade do humano, livro que aborda as possibilidades de o homem representar múltiplos papéis nos mais variados campos de atuação, do teatro à política. O evento será no dia 10 de novembro, às 20h, SESC Vila Mariana, com entrada franca. Na noite de lançamento, Henrique Schafer fará a leitura dramática de trechos do livro, composto por 50 textos de diferentes autores, como Augusto Boal, Antônio Abujamra, Denise Stoklos, Fátima Saadi, Heloisa Buarque de Hollanda, João Falcão, Marcos Prado, Vera Holtz e Zé Celso Martinez Corrêa. Vários dos autores estarão presentes ao evento, que também contará com a presença da organizadora da obra, Ana Lúcia Pardo. Publicado pelas Edições SESC SP, A teatralidade do humano conta com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro.

 

Originada a partir do ciclo cultural homônimo realizado entre setembro de 2006 e fevereiro de 2007, a obra é instigante e provocativa. Seus capítulos relacionam o papel do teatro e das artes com a imagem ao longo do século XX e início do século XXI. Os textos compõem um panorama desse período sobre a movimentação urbana, a formação do povo brasileiro e a espetacularização em centros contemporâneos. O resultado é um registro de imagens, pensamentos e frases originados durante as discussões e também nos bastidores daquele ciclo.

 

A obra investiga os diferentes papéis representados pelo homem em diferentes segmentos da sociedade. Para o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, essa leitura é “crucial para construirmos um entendimento maior de questões cuja amplitude excede o fazer artístico: trata-se de avançar na compreensão sobre a complexidade do propósito humano, de refletir sobre suas múltiplas implicações”.

 

Sobre Henrique Schafer – Ator com formação técnica pelo Conservatório Carlos Gomes, de Campinas (1987) e educador com licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2002). Atua em teatro, cinema e televisão. Desenvolve projetos artístico-pedagógicos em diversas instituições. Por sua atuação em O porco foi indicado para o Prêmio Shell de Melhor Ator em 2005. Coordena o núcleo de teatro Arquipélago, no qual criação teatral e pedagogia do ator estão intimamente ligados.

 

Sobre a organizadora – Ana Lúcia Pardo é gestora de cultura, jornalista, atriz, pesquisadora e produtora. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), integrou a Companhia de Teatro F. Privilegiados e a Cia Ensaio Aberto, trabalhou na Funarte, na Fundação Biblioteca Nacional, foi Ouvidora do Ministério da Cultura.  Foi curadora e coordenadora do ciclo A Teatralidade do Humano 2006, 2007 e 2010.

 

TítuloA teatralidade do humano
Organizadora: Ana Lúcia Pardo
Formato: 19 x 25 cm
Número de páginas: 481
Preço: R$ 90,00
ISBN: 978-85-7995-010-0

 

::: Serviço :::

Lançamento do livro em São Paulo
Data
: 10 de novembro (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: SESC Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo (SP)
Fone: (11) 5080-3000
Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *