Rádio Batuta terá versão streaming para IPhone e publica documentário sobre João Gilberto

A rádio Batuta, web rádio do Instituto Moreira Salles, entra em seu segundo ano de atividades com uma nova versão: a partir do dia 28 de outubro (sexta-feira), além dos programas disponíveis no site (www.ims.com.br/radiobatuta), a rádio ganhará uma versão streaming, com programação exclusivamente musical, 24 horas por dia, que pode ser ouvida por um player no próprio site, ou baixando gratuitamente o aplicativo da rádio Batuta para IPhone. A versão streaming da rádio Batuta segue o mesmo critério editorial do seu site: todas as 3.000 músicas (o repertório crescerá progressivamente com o tempo) pertencem originalmente à época dos 78rpms, e são tocadas em suas gravações originais ou em regravações feitas por artistas contemporâneos.

 

Além disso, a rádio publicará no mesmo dia o documentário Tim tim por tim tim: a música de João Gilberto. Com cerca de 3h30min de duração, dividido em 7 capítulos, o programa é um estudo abrangente e minucioso do zen-suingue do baiano de Juazeiro que conquistou do Carnegie Hall aos palcos do Japão e que completou 80 anos em 2011. Com roteiro do músico e pesquisador Paulo da Costa e Silva e apresentação do compositor Romulo Froes, o documentário colheu depoimentos dos principais estudiosos da obra de João Gilberto, entre críticos de música, como Lorenzo Mammì, Luiz Tatit e José Miguel Wisnik; personagens da bossa nova, como Roberto Menescal; biógrafos e pesquisadores, como Ruy Castro e Edinha Diniz; estudiosos da obra de João Gilberto, como Walter Garcia e Aderbal Duarte; o preparador vocal Felipe Abreu e ainda Moogie Canázio, o engenheiro de som do único disco de voz e violão, em estúdio, de João Gilberto.

 

Paralelamente a essas novidades, a rádio Batuta prosseguirá atualizando sua programação, que comemora a marca de 150 programas produzidos e transmitidos, em pouco mais de um ano de existência.

 

Sobre a Rádio Batuta

 

Criada pelo Instituto Moreira Salles em agosto de 2010, sob a coordenação do ensaísta Francisco Bosco, a Rádio Batuta (www.ims.com.br/radiobatuta) tem programação diversificada – com documentários, entrevistas, aulas-show –, com o objetivo de explorar de modo crítico e sistemático e tornar o mais público possível o vasto acervo (com mais de 100 mil músicas) de canções populares do IMS. Mas a música não é o único universo estudado pela web rádio. O ouvinte pode ter acesso às gravações de cursos, palestras, conferências de arte e pensamento, atividades promovidas pelo IMS que circulam por todas as áreas em que a instituição atua: literatura, fotografia, artes visuais e música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *