“A Lenda do Piuí” põe em cena lendas e realidades indígenas em texto de José Rubens Chasseraux

Cia. das Artes estreou dia 8 de outubro de 2011, no Teatro Commune, o espetáculo infantil “A LENDA DO PIUÍ”, um conto indígena escrito por Sérvulo Augusto e José Rubens Chasseraux, com direção de Jair Aguiar. A peça aborda, de forma bem humorada e aguçado senso crítico, as relações existentes entre a cultura indígena e a sociedade  moderna, mostrando o  esforço  do  índio em  manter  as  suas  tradições, lealdade, força de vontade, mas sendo sempre ironizado, desrespeitado, e  até  mesmo ignorado  em  nome  da explosão  do  progresso.

 

O índio que o senso comum nos traz à mente é aquele do livro de História, da escola. Esse índio não existe mais, ele está urbanizado, tem internet, carro, roupas, mas não tem assistência digna do governo com relação à saúde, à educação. Temos indígenas morando ao nosso lado, no bairro do Morumbi. Como associar esse índio lúdico à realidade que vemos?”, questiona Jair Aguiar, diretor do espetáculo.

 

“A Lenda do Piuí” é narrada por um engraçado papagaio, Maracanã. Um dia um índio da tribo chega assustado, dizendo que uma cobra gigantesca havia chegado por aquelas terras. O que aquele povo não sabia é que o progresso já era uma realidade: um trem cortava a toda região e passava perto da tribo. Todos querem matar a suposta cobra, mas é o indiozinho Piuí que faz uma armadilha inteligente para pegar aquela cobra que o chama incessantemente. Piuí espera o trem passar e pega o rumo do trem, chega à cidade e descobre que não há cobra, que tudo não passava de uma lenda.

 

::: Serviço :::

Espetáculo: A LENDA DO PIUÍ

Temporada: de 8 de outubro a 6 novembro de 2011

Local: Teatro Commune – Rua da Consolação, 1218 – São Paulo/SP

Fone: 11 3476-0792

Duração: 60 minutos

Recomendação: 6 anos

Horários: Sábados e domingos às 15 horas

Ingressos: R$40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *