Exposição de Sumi-ê de Shunso Sasagawa Evento comemorativo aos 55 anos da Associação Niigata Kenjinkai do Brasil

Em comemoração aos 55 anos da Associação Niigata Kenjinkai do Brasil, acontece de 19 a 23 de outubro de 2011, a exposição inédita de sumi-ê de  Shunso Sasagawa, no Salão Nobre da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social–Bunkyo, em São Paulo. O evento conta com o apoio do Bunkyo, Gráfica Mil Folhas e Fundação Japão.

 

Ode à natureza

 

As paisagens da província de Niigata são um dos temas prediletos da artista, que expõe anualmente. Suas pinturas em nanquim (Suibokuga) são um hino a esta região do norte do Japão, onde reside. Nas sutis nuances preta e cinza, ela nos transporta para o país da neve, conhecido por seus rigorosos invernos, e pela beleza de sua natureza. Ela também usa pinturas policromáticas, resultado de uma observação minuciosa de um amor real pela natureza.

 

Shunso Sasagawa

 

Shunso Sasagawa, cujo nome verdadeiro é  Yoshi Sasagawa, nasceu em 1938 em Joetsu, na província de Niigata, no Japão. Estudou desenho em nanquim com os mestres Sakai Miyamoto e Sukoh Oh.

 

Participou de muitas exposições coletivas no exterior: Festival de Arte e Cultura em Mônaco (1999), Exposição Nipo-Coreana do Sul (2000), Exposição de Suibokuga para Comemoração do 30º Aniversário de Normatização das Relações Diplomáticas entre China e Japão (2002), Exposição de Sumiê Contemporânea, Instituto Japonês da Cultura em Roma (2003), Grande Exposição Artística Sino-Japonesa, Centro para Promoção da Cultura Chinesa (2004), Exposição na Casa da Cultura do Japão em Paris (2006).
Recebeu o Prêmio do Ministério da Educação do Japão (2005), Prêmio do Gyokudo Art Museum (Ome, Japão-2000), Medalha de Bronze do Salão de Artistas Franceses (Paris-2004), Prêmio Internacional Zbraslav do Museu Nacional de Praga (2005), Exposição de Suibokuga para Comemoração do 35º Aniversário de Normatização das Relações Diplomáticas entre China e Japão (Pequim-2007), Exposição Japão-Taiwan dos Artistas Selecionados de Suibokuga no norte de Taiwan (2009), Prêmio Ministro de Cultura e Ciência (2007) Prêmio Ministro de Trabalho e da Saúde (2008), Prêmio Primeiro Ministro (2010), entre outros.

 

Em 2002, publicou um álbum com suas obras intitulado “Kisetsu no Irodori” (Cores das Estações), pela Editora Shinsaku-sha.

 

Shunso Sasagawa é presidente da Associação Houbokukai e conselheira da Associação Nacional de Suibokuga.

 

Suibokuga, adorado pelos japoneses

 

É uma pintura de tinta monocromática japonesa e é também chamada de sumi-ê. Em japonês “sui” significa água, “boku” ou “sumi”, significa nanquim e “ga” ou “e” significa  pintura ou fotografia.

 

Hoje, o Suibokuga é adorado no Japão por todos os tipos de pessoas e continua a se desenvolver como uma pintura popular. A pintura monocromática a nanquim é uma forma de expressão da cultura japonesa que se afina com o conjunto da sensibilidade japonesa com um gosto estético que valoriza a simplicidade e a sobriedade, e se apoia sob técnicas clássicas de pintura e caligrafia.

 

::: Serviço :::

Exposição de Sumi-ê de Shunso Sasagawa Evento comemorativo aos 55 anos da Associação Niigata Kenjinkai do Brasil

Exposição: De 19 a 23 de outubro de 2011

De quarta a sexta-feira, das 12h às 18h

Sábado e domingo, das 10h às 18h

Demonstração: Dias 20 e 21 de outubro às 14h30

Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo

Salão Nobre

Rua São Joaquim, 381 – 2º andar

Liberdade – São Paulo–SP

(próximo da estação São Joaquim do Metrô)

Entrada franca

Estacionamento na Rua Galvão Bueno, 540

Informações: Associação Niigata Kenjinkai do Brasil

Tel: (11) 3209-5116

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *