Almafuerte 26, novo espaço dentro do estúdio do fotógrafo Gal Oppido, estréia no circuito de galerias paulistanas

No dia 27 de outubro, o fotógrafo Gal Oppido inaugura a Almafuerte 26, galeria localizada dentro de seu próprio estúdio, em São Paulo. Projetado em parceria com o também fotógrafo Hugo Curti, o local nasce marcado pela informalidade. “É uma petit galeria, em que as pessoas poderão escolher as fotos, tendo uma dimensão mais real de como ficará exposta na parede da casa ou do escritório”, explica Gal.

 

Para marcar a abertura da Almafuerte 26 no efervescente cenário artístico paulistano, Gal apresenta no espaço com aproximadamente 15m², a série fotográfica “Seis imagens de seis ensaios” todas no tamanho 100cmx100cm. Para o debut estarão presentes os trabalhos Alegorias Bíblicas, Prata sobre pele sobre Prata, Luciana e a Lei da Gravidade, As Duas, Antífona e o mais recente deles Edifício Planalto e o vizinho fotógrafo em cartaz até novembro de 2011, na UP ART – Espaço Cultural Condomínio Planalto.

 

Este novo conceito “open studio” propõe um diálogo mais próximo entre o público e o artista, que realiza uma pequena apresentação de sua obra no dia da abertura. Durante as semanas seguintes, a visitação estará aberta ao público. Assim como as obras, os prints Fine-Art referentes aos ensaios também estarão à venda. Para conhecer os trabalhos expostos na Almafuerte 26 será necessário agendamento prévio.

 

A próxima exposição, com data marcada para 24 de novembro, apresentará o projeto “Divina Rota”, trabalho do artista Ferrão que volta a São Paulo após 18 anos quando mostrou suas obras na Pinacoteca do Estado. O artista plástico explica que a “Divina Rota” é uma espécie de diário de imagens com nomes, datas e frases encontradas durante suas andanças pelas capelas de beira de estrada do sul mineiro, região onde as manifestações folclóricas e religiosas ainda são muito fortes.

 

A ideia por trás da montagem da exposição é reproduzir o modelo dessas pequenas “igrejas”. Nas paredes laterais serão apresentadas quatro fotografias em preto e branco de cada lado, com imagens de animais atropelados. “Esse é o conceito da origem das capelas: primeiro a “Morte”, depois as cruzes na beira da estrada, para depois elas surgirem”, teoriza o artista. Esses trabalhos fotográficos recebem interferências da escrita, do desenho e objetos encontrados nos locais de peregrinação.

 

A parede central exibirá uma obra de madeira, tecido e colagens bíblicas que nos remete aos altares das capelas. Nos dois lados desse trabalho, um díptico fotográfico, colorido, nos mostra o contraponto da crueza de animais mortos em relação ao imaginário encontrado nas imagens sacras. “É o diálogo entre a vida e a morte”, finaliza Ferrão.

 

::: Serviço :::

ABERTURA DA GALERIA ALMAFUERTE 26 
INDIVIDUAL GAL OPPIDO “SEIS IMAGENS DE SEIS ENSAIOS”
ABERTURA: 27 de outubro, às 19h
DE: 28 de outubro a 18 de novembro
HORÁRIO: segunda a sexta • das 11h às 17h
CAPACIDADE: 60 pessoas
LOCAL: R Desembargador Aguiar Valim, 155, Itaim – São Paulo
TELEFONE PARA AGENDAMENTO: 3846 0919 almafuerte.galoppido@gmail.com
MAIS INFORMAÇÕES: almafuerte26.blogspot.com

 

EXPOSIÇÃO “DIVINA ROTA”
ABERTURA: 24 de novembro, às 19h
DE: 25 de novembro de 2011 a 21 de fevereiro de 2012
HORÁRIO: segunda a sexta • das 11h às 17h
CAPACIDADE: 60 pessoas
LOCAL: Rua Desembargador Aguiar Valim, 155, Itaim.
TELEFONE PARA AGENDAMENTO: 3846 0919 almafuerte.galoppido@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *