Amir Haddad e Flávio Marinho discutem a comédia popular brasileira em mais um encontro do programa Humor & Companhia

O que define a comédia popular brasileira? O que ela tem de universal? Qual a contribuição de talentos como Ariano Suassuna para o gênero? Com o objetivo de debater essas e outras questões, o Centro Cultural Banco do Brasil reúne, no dia 04 de outubro, a partir das 18h30, o diretor teatral Amir Haddad e o dramaturgo Flávio Marinho, em mais um encontro do projeto Humor & Companhia, que acontece mensalmente até dezembro. Com mediação do jornalista Mauro Ventura, o evento contará com a participação do grupo Tá na Rua, que vai apresentar esquetes cômicos durante o debate.

 

O programa Humor & Companhia acontece mensalmente até dezembro e tem por objetivo apresentar e discutir o humor que se faz hoje na mídia impressa, TV e internet e nas artes – cinema, teatro, circo, MPB, artes plásticas, literatura. Em novembro, será discutido o humor na mídia impressa, por meio da crônica brasileira, com Antonio Prata, Tutty Vasques e Joaquim Ferreira dos Santos.  Em dezembro, os grafiteiros osgemeos, o curador Fred Coelho e o artista plástico Luiz Zerbini disciutem o humor e a irreverência nas artes plásticas, com mediação de Suzana Velasco.

 

Amir Haddad é diretor e professor de teatro, diversas vezes premiado, no Brasil e exterior. Com 46 anos de carreira, Haddad tem como objetivo recuperar o sentido de festa do teatro e a dramaticidade das festas populares, ressaltando os aspectos de pesquisa e de educação que norteiam suas buscas pela transformação do teatro, comprovados pela constância e persistência com que desenvolve núcleos de trabalho e pela prática permanente enquanto educador. Criador do grupoTá na Rua (iniciado em 1980) e considerado um dos maiores encenadores do Brasil, Amir Haddad leva a arte do teatro para o espaço aberto das ruas e praças, ressaltando a importância das comemorações populares na vida social e cultural das cidades. Entre seus últimos  trabalhos com o Tá na Rua estão Um Domingo na Praça, Santo Antonio e a Sereia do Mar, São Jorge Contra os Invasores da Lua e Escola de Molieres.

 

Flávio Marinho é dramaturgo, diretor, roteirista, tradutor. Foi crítico teatral e repórter dos jornais Tribuna da Imprensa, Última Hora e O Globo. Entre os textos que escreveu para o teatro estão O Rouxinol do Imperador e Nasci Para Bailar.Suas novas peças, A Vingança do Espelho: A História de Zezé Macedo estréia em janeiro de 2012 e Academia do Coração, em setembro de 2013. Escreveu o roteiro de shows como o da festa dos Cem Anos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, realizada em 2009, Gente Inocente, Orquestra Sinfônica Brasileira Pop, Viva Elvis. Na TV, fez parte da equipe de redação original do Malu Mulher. Foi um dos colaboradores da novela das seis da Rede Globo de Televisão Negócio da China e um dos redatores de A Vida Alheia. No momento, é colaborador da novela Aquele Beijo, que estréia em outubro, no horário das sete na Rede Globo.

 

O debate A Comédia Popular será realizado no Teatro I. As senhas para o evento podem ser retiradas com uma hora de antecedência, na bilheteria. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura

 

::: Serviço :::

Evento: Humor & Companhia – O Humor na Mídia e nas Artes
Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves

 

Debate: Teatro: A Comédia Popular

Data: 04.10.2011 – Terça-feira

Horário: 18h30

Debatedores: Amir Haddad Flávio Marinho

Mediação: Mauro Ventura

Evento: Apresentações pocket do grupo Tá na Rua

Classificação indicativa: 16 anos

ENTRADA FRANCA – mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *